4 Fases da dieta Dukan – Como funciona a dieta

As 4 fases da dieta Dukan podem ser difíceis de entender para os recém-chegados, mas este artigo ajudará a esclarecer tudo! A dieta de Dukan é longa (meses), restritiva e é bastante exigente. Mas também funciona.

Para entender melhor como ela é veja as etapas a seguir.

4 fases da Dieta Dukan

Fase 1: Ataque

A dieta começa com apenas o consumo de proteína no período de 5 a 10 dias. Nesta fase você vai comer proteína e vai beber oito copos de água por dia.

Fase 2: cruzeiro

A fase do cruzeiro continuará na mesma linha anterior, mas a cada dois dias, você adicionará uma quantidade ilimitada de vegetais e proteínas, desde que você mantenha a proporção 50/50.

No entanto, o abacate não é permitido, pois contém gordura. Todos os outros vegetais estão liberados. Durante o dia seguinte, você voltará a um estilo alimentar de fase um e não vai come nada além de proteína. A mesma regra também para os oito copos de água por dia.

Exemplo de como isso funciona:

  • Todo terça, quinta e sábado, você comerá refeições proteicas e vegetais em uma relação 50/50 (medida em calorias).
  • Toda Segunda, Quarta e Sexta, você vai comer apenas proteína, da mesma forma que você fez durante a fase um.

Você deve permanecer nesta fase até atingir o peso desejado. Para muitas pessoas isso pode levar meses. Esteja ciente de que este é o requisito que você precisará manter se quiser continuar a dieta. Uma vez que você alcance seu objetivo de perda de peso, você pode mudar para a fase três.

Fase 3: Estabilização

Nesta fase, existe a proibição de certos alimentos, mas você continua comendo da mesma forma que você fez durante a fase dois (somente proteína alternada). Porém, agora são permitidas duas fatias de pão e uma porção de frutas e queijo todos os dias.

Isso ajuda, mas os maiores contras da fase de estabilização são:

  • Há quase nenhum resultado de perda de peso. Isso é porque você já está no seu peso objetivo. Esta é mais uma fase para manter esses resultados.
  • Esta fase dura cinco dias por cada quilo que você perdeu durante as fases um e dois. Então, se você perdeu, 20 quilos durante as fases de ataque e cruzeiro, a fase três durará 100 dias.

Uma vez que esta fase esteja completa, você vai para a última e última fase.

Fase 4: consolidação

Esta fase não é difícil. Na verdade, alguns consideram a fase três como o fim oficial da dieta. Nesta fase, você só precisa comer proteína um dia fora da semana (todas as quintas-feiras), mas durante os outros seis dias, você pode comer o que quiser.

Pontos da Dieta Dukan

Veja abaixo os prós e contras das 4 fases da Dieta Dukan:

Prós

  • Isso ajuda a fornecer perda de peso, especialmente durante a fase um;
  • Permite uma alimentação saudável.

Contras:

  • Os resultados da perda de peso diminuem grandemente à medida que avança em cada fase;
  • A dieta só se torna flexível à medida que avança em fases;
  • Este projeto pode demorar meses para terminar (mais de um ano em alguns casos);
  • Tem efeitos colaterais como constipação, acúmulo de tártaro (consumo de proteína), Cetose (condição quando você não recebe açúcar suficiente em seu corpo).

Devo tentar a dieta Dukan?

A escolha é sua. A dieta de Dukan funciona, mas se você conseguir resultados sem ter que passar pela longa provação e as restrições que ela força então é uma dieta que vale a pena tentar, portanto, boa sorte!

Gostou das dicas das 4 fases da Dieta Dukan? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário.

Juliana Correia
 

Fitness Coach