23/ago

Alimentos Pré-Treino: Guia Completo do que comer antes de treinar!

Juliana Correia
Share on whatsapp
Share on facebook

Quer saber quais são os melhores alimentos pré-treino?

Nós sabemos que existem várias teorias para quem quer ganhar massa muscular ou ainda emagrecer, não é mesmo? Entretanto, a junção entre a alimentação e exercícios é o mais apropriado e buscado quando se busca ambos com saúde.

Existem inúmeras pessoas que fazem exercício físico sem comer. Não está errado, desde que esse formato esteja de acordo com o organismo, com o que a pessoa busca e claro, seja passado por um profissional da nutrição

Quando comemos, provemos energia ao nosso corpo. A alimentação é como se fosse o combustível para os carros ou ainda a eletricidade para os eletrodomésticos, pois é ele que faz tudo funcionar e, não só como fonte estimuladora, mas também de vários outros nutrientes.

Quando aliamos a alimentação certa antes de treinar, nossa performance durante o treino é melhor, bem como a forma como nosso corpo vai responder àquela exaustão e “estresse” do músculo. Mas você sabe o que comer para ter resultados assertivos?

Continue lendo esse post! Seja para emagrecer, para hipertrofia, ganho de massa magra, para quem vai treinar de manhã, de tarde ou de noite, aqui você vai encontrar os melhores alimentos pré-treino. Confira!

Melhores alimentos pré-treino 

Como já mencionamos, a alimentação é fonte de energia para o nosso corpo. Quando vamos nos exercitar, precisamos desse recurso para ter força e uma boa performance. Uma boa fonte para o corpo são os odiados carboidratos e as proteínas. Mas fique atento: aqui é indicado consumir carboidratos de fácil absorção, como, por exemplo, batata doce e banana. Pães também são bem vindos, desde que seja uma quantidade pequena e integral. Veja a lista de alimentos pré-treino que preparamos para você:

Batata doce

A batata doce é uma fonte inconfundível de energia para quem vai se exercitar, isso porque tem carboidrato, é rica em minerais como potássio e cálcio, indicado para quem pratica exercícios físicos, além de uma quantidade baixa de gorduras. Essa opção é boa para quem treina à noite ou ainda pós-almoço, pois a junção de batata doce e uma proteína (ovo, frango, etc) dá bastante energia e é fácil de ser consumida no almoço. Por isso, a batata doce é considerada um dos melhores alimentos pré-treino!

Pães ou integrais

pão alimentos pré-treino

Para quem quer malhar à tarde, uma boa pedida é consumir sanduíches naturais (com legumes) e peito de peru ou ainda tapioca. São opções saudáveis, quando montadas com os recheios certos e, além disso, leves. Uma boa dica é colocar semente de chia junto da farinha de tapioca para garantir mais saciedade. 

Banana

A banana é uma das frutas mais indicadas para quem pratica esporte ou faz exercício físico. Primeiramente por ser rica em potássio, B e magnésio – tudo o que os seus ossos necessitam. Não bastasse isso, ela é uma grande fonte de energia pois possui carboidrato. Essa é uma boa opção para quem treina logo cedo. A banana é fácil de ser consumida e o corpo é capaz de digeri-la em 30 minutos. Para quem não quer apenas descascar a fruta e comer, uma boa opção é picar e amassar banana e polvilhar canela por cima. A canela é termogênica e garante que o metabolismo acelere provocando um maior gasto energético. Ou seja, essa combinação faz de ambos excelentes alimentos pré-treino.

Açaí

O açaí é um ótimo alimento pré-treino, pois além de ser fonte de carboidrato, também possui cafeína, proporcionando mais gás e energia para o exercício. Ele pode ser consumido com outras frutas e suco, apenas não pode ser adoçado. Fique atento e procure comprar o produto o mais natural possível. 

Ovos

dieta do ovo

Além dos ovos serem uma ótima fonte de proteína, ele pode ser preparado e inserido na rotina alimentar de várias maneiras, garantindo que não haja enjoo dele. Você pode fazê-lo cozido, mexido com ervas ou apenas ele, omelete com legumes e queijo. Outra opção que fica ótima para quem vai treinar depois é juntar a tapioca com o ovo e fazer uma crepioca, pois une proteína e carboidrato. O recheio pode ser ervas com queijo branco ou peito de peru. Delícia para dar uma variada no café da manhã ou lanche da tarde, né?!

Laranja ou uva

suco de laranja

Tá sem tempo? Os sucos de laranja ou uva podem ser a solução. Sejam naturais ou integrais eles garantem energia imediata para o treino. Beba um copo antes do treino. Ah, não vale por açúcar, hein?! Sinta o gosto da fruta.

Shakes e suplementos

 

Shake de whey

É possível encontrar no mercado várias marcas e sabores de shakes e suplementos prontos e indicados para pré-treino. São produtos ricos em carboidratos e também proteína: tudo o que um corpo precisa antes de se exercitar. Essa opção é indicada para quem não tem um horário definido para ir malhar e acaba não preparando uma refeição boa para antes do treino.

Melhores alimentos pré-treino para hipertrofia

melhores alimentos pré-treino para hipertrofia

Quem busca por hipertrofia deve incluir alimentos ricos em proteínas tanto no pré quanto no pós-treino. Mas não pense que proteína é só ovo e carne não. Além disso, é bom sempre manter a ingestão de alimentos naturais. Confira a lista e vá já para o supermercado:

  • Frango
  • Batata doce
  • Ovos
  • Banana
  • Aveia
  • Carne vermelha

Melhores alimentos pré-treino para emagrecer 

Quando treinamos para emagrecer, o exercício em si é mais intenso, trabalhando fortemente o cárdio. Aqui a energia é fundamental, por isso, quem busca por emagrecimento precisa comer carboidrato antes de treinar. Como já mencionamos, ele é fonte energia, quando não existe energia, o nosso corpo busca proteína da massa magra como fonte, evitando a queima de gordura.

suplementos para emagrecer

É preciso apenas prestar atenção no tempo que o corpo leva para digerir o pré-treino, pois os carboidratos são um pouco mais demorados. Prefira sucos e vitaminas de frutas ricas em carboidratos:

  • Banana
  • Melancia
  • Abacate
  • Manga
  • Caqui

Quanto tempo antes do exercício devo comer o pré-treino?

café da manhã

Quando optamos por alimentos ricos em carboidratos, devemos ficar um pouco mais atentos, pois o corpo leva mais tempo para digeri-los. O certo é comer uma ou duas horas antes de iniciar o exercício físico. Dessa forma, o organismo consegue quebrar o carboidrato e manter a glicemia estável durante o treino todo.

Caso não consiga comer nesse período, prefira sempre opções que o corpo irá digerir mais rápido, como, por exemplo, sucos.

E aí, o que achou da nossa lista de alimentos pré-treino? Não esqueça de evitar consumir gorduras, doces e guloseimas. Cuide do seu corpo. Ele precisa estar bem para a prática de exercícios dar certo. Antes de tudo, fale com um profissional.

5/5 (1 Review)
Juliana Correia

Juliana Correia

Fitness Coach
>

Pin It on Pinterest

Share This