12/ago

Alimentos que contêm ferro: Saiba quais são os 10 melhores (de origem animal e vegetal)!

Juliana Correia
Share on whatsapp
Share on facebook

Feijão, ovo, carne vermelha. Existe uma série de alimentos que contêm ferro e que fazem parte do nosso cardápio do dia a dia. Outros, como mariscos (ao vapor!), sementes de girassol e grão-de-bico já são menos comuns  em nossa mesa, não é mesmo? 

Por isso, preparamos uma lista completa com os principais alimentos que contêm ferro, de origem animal e vegetal, para você incluir na sua dieta e nunca mais sofrer carência deste mineral. Confira!

Por que o ferro é tão importante para nosso organismo?

Você certamente já ouviu falar que o ferro é muito importante para nosso organismo, não é mesmo? Mas o que faz desse mineral tão vital?

Bom, você já deve saber que os alimentos são responsáveis por fornecerem energia ao nosso corpo. Quando nos alimentamos, ingerimos nutrientes e minerais responsáveis por várias questões no nosso organismo. Por isso, é importante termos uma alimentação saudável

O ferro é responsável pela formação das células sanguíneas, que ajudam no transporte do oxigênio no nosso corpo, inclusive para o coração. Desta forma, uma carência de ferro, pode acarretar sintomas como falta de energia, cansaço e fraqueza.

Além disso, o ferro também tem atuação no nosso sistema imunológico e contribui na produção de colágeno e elastina na pele.

Bom, com todas essas funções, já ficou claro que não podemos deixar o ferro faltar no organismo, certo?! Portanto, vamos descobrir o que precisamos consumir para garantir a dose certa desse mineral. Confira os melhores alimentos ricos em ferro!

Tipos de ferro

Para começar, é importante você saber que existem dois tipos de ferro:

Ferro heme: Presente em alimentos de origem animal, como a carne vermelha e miúdos. Possuem uma aborção muito maior no nosso organismo, cerca de 23% do ferro consumido é aproveitado.

Ferro não-heme: Encontrado em alimentos de origem vegetal. Têm uma taxa menor de absorção de ferro, aproximadamente 8%, e, por isso, é recomendado o consumo de vitamina C para garantir uma melhor absorção.

Agora que você já sabe as diferenças entre o ferro heme e o ferro não heme, conheça 10 alimentos de origem animal que contêm ferro:

10 alimentos que contêm ferro de origem animal 

dieta do ovo

Como já mencionamos, a carne vermelha é uma das maiores fontes de ferro para nosso organismo, mas existem diversos outros alimentos de origem animal que possuem uma grande quantidade deste mineral, como peixes, miúdos e até frutos do mar! Confira abaixo:

Quantidade de ferro em alimentos de origem animal por cada 100 g
Mariscos ao vapor22 mg
Fígado de frango cozido8,5 mg
Fígado de peru cozido7,8 mg
Fígado de vaca grelhado5,8 mg
Gema de ovo de galinha5,5 mg
Carne de vaca3,6 mg
Atum fresco grelhado2,3 mg
Ovo de galinha inteiro2,1 mg
Sardinha grelhada1,3 mg
Atum enlatado1,3 mg

10 alimentos que contêm ferro de origem vegetal

Já ouviu falar que quem está com anemia precisa comer feijão? Pois é, vários alimentos de origem vegetal concentram bastante ferro, como por exemplo, as leguminosas. A ingestão de 100g fornece, em média, 2,5 mg de ferro. Dentro dessa lista também estão as folhas verdes-escuras e, inclusive, cacau em pó! Veja a lista:

Quantidade de ferro em alimentos de origem vegetal por cada 100 g
Cacau em pó5,8 mg
Sementes de girassol5,1 mg
Uva passa4,8 mg
Feijão branco cozido 2,5 mg
Espinafre2,4 mg
Amendoim2,2 mg
Grão-de-bico2,1 mg
Feijão preto1,5 mg
Lentilha1,5 mg
Aveia em flocos1,3 mg

Como melhorar a absorção de ferro no nosso organismo

Como já mencionamos aqui, para melhorar a absorção de ferro no organismo é sempre bom consumir da fonte direta, ou seja, de origem animal.

Em caso de pessoas veganas, por exemplo, que acabam absorvendo ferro apenas no tipo não-heme, portanto, em alimentos de origem vegetal, deve-se sempre tentar consumir junto alimentos ricos em vitamina C. Como, por exemplo, abacaxi, laranja e acerola. 

Outra dica é ingerir banana, escarola, aspargo, que são alimentos ricos em frutooligossacarídeos.

Além desse cuidado, é importante sempre deixar as leguminosas de molho. Também não é recomendado consumir café ou chá-mate antes ou depois de refeições, pois ambos cortam a absorção do mineral. 

E aí, agora que você sabe quais são os alimentos que mais contêm ferro, conta pra gente qual deles fazem parte do cardápio do seu dia a dia.

Continue nos acompanhando aqui no FitBeat para ler mais conteúdos de saúde, fit e suplementos alimentares.

0/5 (0 Reviews)
Juliana Correia

Juliana Correia

Fitness Coach
>

Pin It on Pinterest

Share This