Benefícios do Óleo de coco

O que é o óleo de coco

Os benefícios do óleo de coco são variados, portanto, esta gordura do bem pode ser útil para a saúde. No geral, o seu consumo pode ajudar a emagrecer, reduzir o colesterol, além de acelerar o metabolismo e controlar a diabete.

O óleo de coco é saturado e derivado do coco e o seu principal composto é o ácido láurico e outros triglicerídeos de cadeia média.

Resumo dos Benefícios do Óleo de Coco

Conheça os principais benefícios, os seus efeitos e informações

O óleo de coco é um produto cuja sua composição vem do “Cocos nucífera” conhecido popularmente como coco.

Atualmente existem diversos benefícios do óleo de coco já que ele pode ser usado em diversas funções, seja em cosméticos ou então como hidratante.

Entretanto, os efeitos do óleo de coco na pele, inclusive nos cabelos, após ingestão ainda estão sobre estudos.

O que você precisa saber sobre os benefícios do óleo de coco

O óleo de coco ajuda a queimar gorduras

Cerca de 65% do óleo de coco apresenta triglicerídeos de cadeia média (MCTs). Estes triglicerídeos e ácidos graxos fazem parte da cadeia de comprimento de carbono de 6 a 12.

Conforme estudo, ocorre à substituição de calorias por MCTS desde que não exceda os requisitos diários de calorias. Já que pode resultar em um aumento significativo na taxa de perda de gordura ao longo do tempo. Com o tempo este efeito pode ser mais forte nos usuários que estão acima do peso.

Consumo do óleo de coco é benéfico para metabolismo

Outra característica dentro dos benefícios do óleo de coco é a possibilidade de aumentar a forma temporária da taxa metabólica, inclusive a velocidade que as gorduras são quebradas ao liberar os ácidos graxos (processo chamado de lipólise).

O efeito acontece quando o óleo de coco é adicionado inicialmente na dieta, mas depois ele some após duas semanas.

O óleo de coco é eficaz na preservação muscular

Outro benefício do óleo de coco é criar corpos de cetona nos ácidos graxos de cadeia longa quando são quebrados. Um outro estudo também apresentou informações que este mecanismo faz com que o óleo de coco consiga garantir para pessoas obesas a preservação muscular durante a restrição calórica. Entretanto, este efeito não foi replicado em pessoas magras.

Em todo caso não é provável que a adição do óleo de coco em uma dieta possa causar efeitos que causem a perda da gordura. No entanto, mesma que não tenha a função, existe outros benefícios do óleo de coco na dieta. Com consumo ele pode substituir outros ácidos gordurosos dietéticos e funcionar como um plano de dieta.

Características a serem observadas no óleo de coco

O aquecimento para o uso de óleo de coco, pode parecer que ele esteja isento de danos (uso como óleo caseiro), o aquecimento múltiplo pode ser associado à produção de hidrocarbonetos poliaromáticos, um composto cancerígeno, comum a todos os ácidos graxos testados.

Consumo indicado para benefícios do óleo de coco

Dosagem recomendado, efeitos entre outros detalhes

O óleo de coco é mais efetivo quando cerca de 5- 10g de triglicerídeos de cadeia média estão incluídos na dieta. A média aproximadamente é de 7,7 – 15 g de óleo de coco.

Outra função é usar o óleo de coco na culinária, desde que o cozimento seja feito abaixo do ponto de fumaça do óleo (350 ° F / 175 ° C).

O item também pode substituir outros ácidos gordurosos alimentares e funcionar nos efeitos de perda de gordura. No entanto, isto ocorre se o teor de calorias do óleo de coco for maior do que os ácidos gordurosos previamente consumidos,  tornando os benefícios do óleo de coco variados.

Juliana Correia
 

Fitness Coach