Dieta da sopa: emagrecimento rápido com saúde

Nada mais fácil do que perder peso de forma saudável e com caldos nutritivos e suculentos. Na dieta da sopa é uma forma de substituir o jantar convencional por um caldo mais leve.

O principal objetivo da dieta é consumir sopas caseiras ou prontas que apresentem legumes e verduras ricas em fibras para facilitar a digestão.

Esta dieta foi desenvolvida por alunos da Universidade de São Paulo (USP), especialmente para o Hospital do Coração. No entanto, ela é recomendada para pacientes que passaram por uma cirurgia cardíaca ou sofrem de problemas sérios do coração.

O seu plano alimentar é feito em sete dias com cardápio todo baseado em sopa. O consumo deve ser feito no almoço e jantar.

Se o seu objetivo é perder peso, vale trocar seu prato com muita carne, arroz, e feijão por uma sopa nutritiva e light.

Para quem precisa eliminar peso rápido e acabar com o excesso de gorduras ou desintoxicar o organismo é a melhor opção.

A ideia é seguir este cardápio por sete dias para conseguir eliminar até 1 kg por dia. Ou seja, é possível reduzir suas calorias de forma significativa.

Com a sopa no almoço e jantar, o prato deve apresentar vegetais, frutas e muita pouca proteína. Com o consumo, além de diminuir as impurezas do corpo é possível regular o seu intestino e garantir a sensação de saciedade.

O ideal é que os ingredientes sejam legumes e verduras como berinjela, nabo, repolho, cenoura. Para tempero vale apostar na salsinha e curry.

Todos estes vegetais devem ser ricos em fibras, vitaminas do complexo B, zinco além de nutrientes. Com estes itens é possível que o seu corpo se mantenha saudável e facilite digestão.

Características da dieta da sopa

O principal é que a dieta da sopa pode proporcionar um emagrecimento em curto prazo. Ou seja, uma opção para quem sofre de problemas cardíacos.

Como a receita orienta legumes e verduras, o prato acaba ficando rico em vitaminas e minerais. Com o caldo certo permite o bom funcionamento do organismo.

Através da sopa é possível controlar a temperatura corporal e a diminuir a sensação de fome. Com base em legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, ela pode tornar o lugar de frutas e saladas.

Como funciona a dieta da sopa

As dietas da sopa servem para substituir as refeições principais pela sopa. O objetivo é seguir este cardápio pelo menos por uma semana.

Durante o período está liberado o consumo de frutas, legumes e chás. Ainda neste plano alimentar somente é indicado os exercícios leves e com intensidade baixa como a caminhada.

Para substituir o seu jantar por um caldo leve, veja algumas opções:

  • Caldo verde: com apenas 202 calorias ele pode ser consumido a noite duas ou três vezes na semana. Para ficar consistente vale inserir carnes magras.
  • Gaspacho: este caldo com tomate é perfeito para ação diurética, além de eliminar o inchaço do corpo.
  • Creme de abóbora com queijo cottage: quem está de dieta este creme é ideal. Apenas duas colheres de sopa de 30g têm 55 calorias.
  • Sopa creme: nesta sopa basta cozinhar os legumes com o caldo básico, acrescentar carne ou frango e bater o restante no liquidificador. Depois basta inserir a carne ou frango.

Dia a dia da dieta da sopa

A dieta da sopa pode substituir o seu almoço e jantar, mas no restante das refeições:

1º dia: Procure comer frutas com exceção da banana e abacate. Inclua no dia a dia, chá, suco de uva (sem açúcar) e água. A sopa deve ser consumida pelo menos duas vezes no dia.

2° Dia: É permitido comer legumes frescos e verduras e no jantar se preferir coma uma batata grande cozida com manteiga. Tome a sopa quando quiser.

3° Dia: Procure comer frutas e legumes à vontade (menos batata). Tome a sopa pelo menos duas vezes no dia.

4° Dia: Coma até oito bananas e tome leite desnatado à vontade. Tome a sopa pelo menos duas vezes no dia.

5° Dia: coma de 280 a 400 gramas de carne vermelha ou branca grelhada, com tomates frescos temperados com sal, limão e azeite de oliva. Coma a sopa duas vezes no dia e beba de 6 a 10 copos de água para eliminar o ácido úrico.

6° Dia: coma três bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca. Coloque como acompanhamento os legumes cozido menos a batata. Procure tomar a sopa duas vezes no dia, e beba água café, chá e sucos sem açúcar.

7° Dia: é permitido o arroz integral, legumes cozidos ou crus. Tome a sopa duas vezes no dia e beba água, café, chá e sucos sem açúcar.

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Juliana Correia
 

Fitness Coach