14/fev

Entenda o poder que a alimentação tem para manter um corpo saudável

Juliana Correia
Share on whatsapp
Share on facebook

Muitas pessoas ignoram os alimentos mais saudáveis por diversos motivos. Além de muitas pessoas darem a desculpa de não saber preparar ou não ter tempo para cozinhar, muitos dizem que não conseguem achá-los para comprar em mercados mais tradicionais e quando acham, julgam o preço alto, entre outros.

Mas esse esforço para consumir alimentos mais saudáveis tem benefícios a curto, médio e longo prazo. Inclusive, pode durar para a vida inteira se souber como consumir!

Para quem está em busca de uma melhor qualidade de vida, é essencial cuidar da alimentação diária e ajustar uma rotina que condiz com a sua realidade.

É possível conciliar alimentos saudáveis à sua rotina e garantir que o seu corpo esteja sempre repondo nutrientes e vitaminas que permitem o perfeito funcionamento do seu organismo.

O segredo para ter um corpo saudável é conciliar além da alimentação, a prática de exercícios físicos. Se você estabelecer um treino regular e uma alimentação equilibrada, sem dúvidas vai atingir o corpo que sempre quis e uma saúde de “ferro”.

Quer conhecer algumas dicas e entender quais são os benefícios de manter uma alimentação saudável? Continue acompanhando!

Conheça os benefícios de uma boa alimentação
Os benefícios de uma boa alimentação são vários e você pode nem mesmo imaginar o impacto que isso teria na sua vida.

Por isso, trouxemos aqui alguns motivos para começar a cuidar da sua saúde o mais rápido possível:

Estética

Muitos alimentos influenciam na nossa aparência exterior. Uma pessoa saudável geralmente tem um brilho na pele, não costuma ter olheiras pois tem um sono mais regulado, cabelo mais firme e bonito, unhas fortes, entre outras características.

Energia/disposição

O cansaço e a falta de disposição para realizar tarefas normais, como subir escadas, pode ser a carência de algum nutriente. Com uma alimentação equilibrada, seu corpo tem todos os nutrientes necessários e você estará sempre com energia e vontade de fazer qualquer coisa!
Prevenção de doenças
Com uma poderosa alimentação rica em nutrientes, permite que o sistema imunológico esteja estável, assim combatendo diversos problemas de saúde e evitando doenças, como o resfriado, por exemplo.

Longevidade

Com mais saúde, mais tempo de vida temos, certo? Uma pessoa que estabeleça uma dedicação para uma alimentação saudável, dificilmente sofrerá com veias do coração entupidas por acúmulo de gordura, proveniente de alimentos maléficos para o organismo.

Qualidade de vida

Bom, obviamente ao se dedicar a uma rotina que envolva o consumo de alimentos saudáveis e treinos regulares, com uma saúde exemplar, sem a incidência de doenças, a qualidade de vida do indivíduo tende a ser ótima!

Inclusive, nada mais justo do que cuidar dos dentes com um bom convênio odontológico, por exemplo. Afinal, eles são os responsáveis por fazer a mastigação e é recomendado mastigar pelo menos 30 vezes antes de engolir!
Saiba quais alimentos consumir
Existem diversos alimentos que devem ser ingeridos e são indispensáveis para a sua dieta, pois são extremamente benéficos para uma vida mais saudável.

E essas dicas não são apenas para quem quer combinar treino + alimentação, mas também para quem se importa com a qualidade de vida.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas mais conhecidas são: morango, jabuticaba, framboesa, amora e cereja. Todas são uma grande fonte de vitaminas C, vitaminas B1, B2, B6 e B12. Além disso, são antioxidantes, que é uma grande contribuição para retardar o envelhecimento.

Possuem baixo índice de calorias e um alto teor de fibras, que ajuda nas funções intestinais!
Vegetais verdes
Aqui podemos citar rúcula, brócolis, espinafre, entre outros vegetais que você deve inserir na sua rotina alimentar, pois possuem alta concentração de nutrientes e vitaminas.

Normalmente, esses alimentos estão presentes nas saladas, pois as folhas quando entram em contato com o fogo, acabam perdendo parte das suas propriedades. Portanto, o indicado é consumir esses vegetais na sua forma original.

Linhaça

Rica em ômega-3, ajuda no funcionamento do corpo, principalmente para quem faz treinos, pois ele aumenta o colesterol “bom”, conhecido como HDL e diminui o “ruim” LDL e também o triglicérides.

Azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem atua inibindo radicais livres, e assim ajuda a combater diversas doenças e a oxidação do LDL. Além disso, também faz com que o organismo funcione melhor para quem tem o costume de consumir.

Oleaginosas

As oleaginosas são ótimas companheiras para quem mantém uma rotina de treinos.

Isso porque, além da vantagem de que uma castanha contém a quantidade total de selênio que o organismo precisa para o dia inteiro, ela promove uma alta saciedade, ou seja, evita que coma mais do que o necessário.

Cuide mais da sua saúde

Mais incrível do que você poderia imaginar, não é mesmo? E muito mais fácil de atingir uma boa alimentação, certo?

As desculpas que damos para não seguir uma boa alimentação não são válidas, pois existem diversos alimentos saudáveis que podemos combinar com a nossa dieta.

Longe de incentivar o corte de outros alimentos, queremos apenas mostrar que outros são mais benéficos e devem ser inseridos na alimentação diária sempre que possível.

É importante destacar que não basta somente adotar uma dieta equilibrada, o ideal é que o seu treino esteja em dia e vice-versa.

Para saber mais quais são os melhores alimentos para o seu corpo, vale a pena procurar um nutricionista que vai indicar a melhor dieta.

5/5 (1 Review)
Juliana Correia

Juliana Correia

Fitness Coach

Categorias

Posts Recentes

Parceiros

>

Pin It on Pinterest

Share This