28/Maio

Exercícios para perder barriga e definir abdômen

Juliana Correia
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Se você chegou até este post, provavelmente é porque não aguenta mais aquelas gordurinhas e está em busca de alguns exercícios para perder a barriga.

Afinal, quem não quer ter um abdômen definido e sarado – de preferência com alguns gominhos na barriga, não é mesmo?

Além disso, diversos estudos apontam que a obesidade é uma das maiores vilãs do século XXI, responsável por doenças cardiovasculares, pressão alta, apneia, entre outras.

E aí, já se convenceu que está na hora de mudar de hábitos e de mandar aquela gordurinha extra pro espaço?

Então, continue lendo este post e conheça cinco exercícios para perder a barriga e deixar o abdômen em forma. 

Cinco exercícios para perder barriga

Existe uma infinidade de exercícios para emagrecer. Mas alguns deles são especificamente para trabalhar o abdômen

Diferente do que muita gente imagina, perder a barriga não é uma tarefa impossível. Nem é necessário o uso de equipamentos grandes e caros, tão pouco passar horas dentro de uma academia. Mas, para atingir este objetivo, você precisará de foco, dedicação e disciplina. 

Mas não esqueça: é indispensável o apoio de um profissional educador físico, bem como uma alimentação balanceada. Ok?!

Confira nossa lista de exercícios para perder a barriga!

Agachamento 

Enganam-se os que pensam que o agachamento só trabalha glúteos e pernas. Este exercício também é ótimo para quem quer perder aquelas gordurinhas indesejadas e deixar a barriga em forma. Para realizar o agachamento, basta você ficar em pé, afastar os pés na linha dos ombros e agachar. Atenção aqui: os joelhos não devem ultrapassar as linhas dos pés, certo?!

Pranchas

Sejam pranchas laterais ou normais, esse exercício trabalha bastante a musculatura do abdômen e também é indicado para quem quer chapar a barriga. Para fazer este exercício é necessário focar no equilíbrio, respiração e contrair a barriga. Dica importante: Deixe a coluna sempre reta.

Abdominais

É claro que um dos principais exercícios para perder a barriga é o abdominal. Existem diversas variações de abdominais: básico, infra, bicicleta, canivete e oblíquo. Geralmente, é o exercício mais buscado por quem quer perder barriga. Entretanto, o abdominal está bastante relacionado à tonificação da área. Portanto, a nossa dica é: faça séries de abdominais com exercícios aeróbicos: pular corda, corrida ou bike.

Abdominal + prancha

Já imaginou esses dois exercícios juntos? Pois é, ambos são referências para aqueles que treinam o abdômen e se você procura exercícios para perder barriga de uma maneira eficaz, a junção desses dois será bombástica. Ele é realizado com uma bola de pilates e é muito simples: Coloque a bola no chão e seus tornozelos em cima dela. Seus braços também ficam no chão como se fosse realizar uma prancha e a bola nas pernas. A sua função será elevar as pernas e o joelho para frente, trazendo a bola para próximo ao tronco.

Mountain

Montanhista ou alpinista são os nomes comuns desse exercício. Parecido com o citado acima, mas desta vez sem o uso da bola. Em posição de prancha, você vai elevar o joelho esquerdo próximo do cotovelo direito e vice-versa, como se fosse realmente fazer uma escalada. 

Aeróbicos em geral

Os exercícios aeróbicos em geral possuem o papel de trabalhar todo o corpo e, dessa maneira, todos os músculos. Por isso, é uma boa pedida unir todas as nossas indicações do texto com eles. Faça séries de exercícios focados em abdômen e mais corrida, caminhadas, pular corda e bicicleta. O resultado, certamente, será um barriga em forma e uma vida mais saudável. 

Exercícios para perder barriga pós-parto 

Muitas mulheres têm dificuldade para perder a barriga após darem à luz. Mas existem alguns exercícios que podem ajudar a recuperar a antiga forma mais rápido.

No pós parto, quanto antes você começar a fazer uma atividade física, mais rápido recuperará a forma anterior à gestação. Além de ajudar a emagrecer, os exercícios pós-parto também auxiliam na correção da postura.

Entretanto, alguns exercícios só devem ser realizados após a liberação do obstetra, por conta do risco de abrir os pontos da cesárea ou da episiotomia. Por isso, é essencial o acompanhamento médico. Confira alguns exercícios para perder a barriga após a gravidez:

5 exercícios para perder a barriga após a gravidez

  1. Exercícios de Kegel
  2. Ponte
  3. Abdominal com bola
  4. Prancha
  5. Natação e hidroginástica (após 60 a 90 dias após o parto)

Vilões na luta contra a perda de barriga

Agora que você já conhece alguns dos melhores exercícios para perder a barriga, é bom estar ciente dos principais vilões na luta contra a balança. Afinal, você não quer que todo o seu esforço seja em vão, não é mesmo?

  • Bebidas Alcoólicas

Muitos acham que a maior vilã é a cerveja, mas bebidas alcoólicas em geral contribuem para a famosa “pochete”.

  • Açúcar branco e refinado

O açúcar branco, aquele encontrado principalmente em refrigerantes e doces, além de ser um vilão para a saúde, intensifica a gordurinha indesejada.

  • Gorduras trans

Biscoitos, bolachas, salgadinhos e todos os lanches ultraprocessados. Esqueça-os. 

  • Cereais refinados

Cereais matinais, arroz branco e macarrão fazem parte dessa lista, mas devem desaparecer da sua lista de supermercado, se você quiser perder a barriga. Ok?!

Gostou da nossa lista de exercícios para perder a barriga? Então, deixe seu comentário e continue acompanhando o FitBeat para mais dicas de exercícios e estilo de vida.

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