27/jul

Melhor creatina 2020: top 5 marcas para você incluir na sua lista de suplementos

Juliana Correia
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Assim como Whey e BCAA, a Creatina também tem espaço no coração a na prateleira dos atletas e de quem busca uma vida mais saudável. Entretanto, diferente de outros suplementos, a creatina já existe no nosso corpo. É ela que fornece energia aos nossos músculos e neurônios, mas você deve estar se perguntando, por que então comprar Creatina?

Bom, além de ser um produto com muito benefícios, o produto ainda tem um custo/benefício bem acessível para ser utilizado a longo prazo. A ação desse suplemento se dá principalmente em performance, possuindo diversas funções metabólicas e atuando diretamente no aumento de força durante os treinos. Neste artigo, ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre essa substância e vamos revelar qual a melhor creatina. Confira!

O que é creatina?

sintetização laboratório

A maior parte da creatina (95%) fica armazenada no tecido muscular esquelético, responsável pelos movimentos voluntários. O resto pode ser encontrado no cérebro, fígado, rins e testículos. Nestes órgãos ela ajuda com a renovação energética, evitando a aparição prematura da fadiga. As fibras musculares rápidas, responsáveis pelos exercícios de alta intensidade durante curtos períodos de tempo, são as células que mais se beneficiam dessa substância. Mas outros tecidos do corpo também fazem bom uso de sua presença, como por exemplo os neurônios. 

Benefícios e vantagens

crossfit exercícios

Encontrada em alimentos de origem animal, só de você manter uma alimentação equilibrada, já garante a inserção de 1 a 2 gramas de creatina por dia, porém, conseguir as doses diárias recomendadas, que ficam em torno de 5 gramas, é bastante difícil. Vale lembrar também que dietas veganas e vegetarianas não permitem compensar as perdas por meio apenas da alimentação, sendo necessário obter a creatina a partir de outras fontes. O bom uso e a absorção de creatina traz os seguintes benefícios:

  • Maior resistência à fadiga muscular
  • Melhora da memória a curto prazo
  • Aumento da força muscular
  • Aumento da massa muscular (junto com exercícios)
  • Redução do tempo de recuperação
  • Aumento da resistência ao estresse
  • Aumento da resistência à fadiga mental
  • Melhora do ânimo
  • Aumento do metabolismo da glicose (diminui os níveis do açúcar no sangue)
  • Diminuição dos níveis de triglicerídios e de colesterol LDL (o “ruim”)

Como escolher a melhor creatina 

Creatina

Assim como vários suplementos, a Creatina existe na versão nacional e internacional, além disso, devemos ressaltar que existem inúmeros itens com essa substância no mercado. Uma delas é o Gluconato de creatina, que associa glicose à sua formulação, provocando um pico de insulina que introduz a substância nas células que mais precisam. Esse suplemento não é recomendável para diabéticos.

Outra opção é a Fosfocreatina, que apresenta maior solubilidade e absorção, pois contém a forma fosforilada da substância. Você também pode encontrar a Creatina misturada com magnésio, zinco e outras proteínas, dentre outras substâncias.

Dentre as opções, a creatina monohidratada é o melhor tipo e o mais recomendado pelos especialistas. Este tipo foi o primeiro a ser formulado e descoberto. É eficiente e econômico, entretanto, pode ter desvantagens se utilizado em excesso: que pode provocar incômodos intestinais e aumentar a retenção de líquidos.

A creatina alcalina, que é a creatina monohidratada concentrada, ameniza esse efeitos colaterais.

Top 5 melhores creatinas

creatina reload hard integral medica

Agora que você já sabe o que é creatina e para que ela serve, está na hora de conhecer as melhores e mais confiáveis marcas do mercado. Confira!

Creapure da Growth Supplements

Elaborada com excelente matéria prima, a creatina da Growth Supplements destaca-se pelo custo benefício, comparada até mesmo com as importadas. Esta opção nacional, além de ser a marca mais confiável do mercado e por ter seus suplementos sempre aprovados em testes laboratoriais garante o aumento na taxa de produção de proteínas, retarda o início da sensação de fadiga acelerando o processo de recuperação muscular e aumentando a força e massa muscular.

Creatina Max Titanium

Uma opção de creatina totalmente pura e monohidratada, que não possui nenhuma adição de outros componentes, o que facilita bastante a absorção. A Max Titanium é mais uma grande opção daqui do Brasil. A cada 2 scoop do suplemento, ela oferece 3g de creatina. 

É recomendada para atletas e para quem quer melhorar a sua saúde no dia a dia. Indicada para iniciantes.

Creatina Optimum Nutrition

Um produto que não apresenta cheiro ou sabor, facilitando a ingestão: essa é a proposta da Optimum Nutrition, uma das maiores do mercado referente à suplementação. A creatina da Optimum também é micronizada, com 99% de pureza.

Considerada uma das melhores marcas importadas, a cada 1/2 colher de chá equivale a 3g de creatina. Bom né?!

Creatina Monohidratada em Pó – Rev Nutrition

A Creatina 1000g – Rev Nutrition é feita com matéria prima importada e composição Monohidratada, que proporciona melhores resultados durante os treinos.

Esse é um suplemento com um ótimo custo-benefício para você que planeja o uso prolongado dessa substância. Sugestão de uso: Dissolver 1 colher de chá rasa (3g) em 200ml de água ou suco de fruta. A quantidade por porção é de 3g.

Creatina Hardcore Reload, IntegralMedica

Embora um pouco mais cara do que os já citados aqui, essa opção é mundialmente famosa. É eleita a melhor creatina de 2020. A marca alemã IntegralMedica é sinônimo de qualidade no mundo dos suplementos. Esse produto é indicado para pessoas celíacas ou com alergias, visto que é um livre de soja ou de glúten.

Como tomar creatina

como tomar creatina

A creatina pode ser consumida tanto antes quanto depois da prática de exercícios físicos. Ingerida no pré-treino, ela favorecerá a hipertrofia. Já no pós-treino, ela ajuda na recuperação do glicogênio muscular. Essa opção é mais utilizada por quem treina mais de um vez ao dia.

Mas quanto tomar de creatina? Essa também é uma dúvida bastante comum. O recomendado é ingerir de 3g a 5g de creatina por dia.  Basta colocar a dose indicada do produto na água ou em sucos de sua preferência. 

O recomendado é consumir a creatina junto com uma refeição. Opte por alimentos ricos em carboidratos e proteínas, pois eles estimulam a liberação de insulina no pâncreas.

Por outro lado, não é recomendado consumi-la junto do café, pois existem estudos que indicam que a cafeína pode cortar seu efeito.

Conclusão 

Já ficou mais que clara a importância do uso da creatina no corpo. Além de ela contribuir com quem faz esforços físicos, também fornece apoio aos exercícios mentais.  O consumo dessa substância é sempre seguro enquanto não ultrapassar a dose recomendada.

Pessoas com doenças renais devem se consultar com um profissional da saúde antes de começar a suplementação. É recomendável que ninguém ingira uma quantidade de creatina superior a 20g por dia. Isso serve para evitar a aparição de efeitos secundários que podem ser indesejados, como por exemplo: problemas intestinais, cãibras musculares, ganho de peso e calvície (em casos muito específicos para homens), dentre outros.

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Juliana Correia

Juliana Correia

Fitness Coach
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