28/jul

Saúde bucal e emagrecimento: qual a relação entre eles?

Juliana Correia
Share on whatsapp
Share on facebook

É fato que nosso organismo está todo ligado, por isso ter uma dieta equilibrada e uma higiene bucal adequada, com idas regulares ao médico e dentista é realmente algo fundamental para ter saúde e bem estar.

Muitos relacionam ter um belo sorriso e o emagrecimento como uma questão unicamente estética, esquecendo que ambos exigem o cuidado com a saúde física, mental e bucal.

Ter uma dieta saudável e equilibrada é essencial para o corpo receber os nutrientes necessários, que o deixam mais forte. E devido ao primeiro momento ter acesso direto com a boca, causam impactos na saúde bucal, positivo ou negativo.

Então se sua alimentação não inclui os nutrientes necessário ou é carregada em gorduras e açúcar, é mais provável o desenvolvimento de infecções e doenças bucais, como a periodontite, que pode decorrer em outras doenças físicas.

Com uma dieta equilibrada, junto com bons hábitos de higiene, é possível aumentar a resistência dos dentes contra as cáries e a criação de placas bacterianas e tártaro. Ou seja, a escolha dos alimentos impactam e muito no desenvolvimento de problemas da saúde.

A importância de alimentos no organismo

Você sabia que a saliva tem um papel muito importante fisiologicamente?! Pois é, as substâncias que se encontram na saliva, como sódio e cálcio, estão ligados a recuperação do esmalte dos dentes que são perdidos com o aumento de acidez e também são aliadas a limpeza da boca, diminuindo a ocorrência de cáries.

Por isso, alimentos com alto nível de fibra que exigem mais mastigação e causam o aumento de produção de saliva são muito importantes para a saúde bucal e também para a saúde física.

Existem vários alimentos que possuem funções importantes no organismo, que ajudam a manter seu sorriso mais saudável, cuidam do nosso corpo e estimulam o emagrecimento.

O segredo de tudo é o equilíbrio

Uma dieta balanceada, junto com uma boa higiene bucal são a base para a saúde da boca e mais que isso, para um corpo mais saudável. São eles:

  1. Maçã: a fruta promove a “auto-limpeza” nos dentes e gengivas, sem contar que é rica em fibra.
  2. Laranja: conhecida por seu alto nível de vitamina C, auxilia na produção de colágeno que é importante para saúde da gengiva e por preencher o estômago também ajuda no emagrecimento.
  3. Produtos lácteos: além de auxiliar no PH do sangue, é uma grande fonte de cálcio que é um elemento essencial para a força dos dentes e por modular o metabolismo e a divisão de energia, auxiliando no emagrecimento.
  4. Alimentos crus: os vegetais, como cenoura, chuchu e etc, são ricos em nutrientes importantes para o corpo, por isso fortalecem o organismo.
  5. Peixe: por ser de água salgada, contém flúor na composição o que mantém os dentes e gengivas saudáveis, prevenindo de cárie e placas bacterianas. Além disso, são fontes de proteínas com menos calorias que a carne vermelha e o frango.
  6. Ovo: a gema do ovo é uma fonte de vitamina D, que auxilia na absorção do cálcio, além de ser um alimento rico em fósforo, o que diminui as chances de doenças periodontal. O alimento favorece no emagrecimento por conter aminoácidos que provocam a lenta digestão, resultando em evitar que você sinta fome mais rápido.

É notável que a forma como a alimentação é feita interfere diretamente na saúde bucal, física e consequentemente no emagrecimento.

Por isso, é recomendado consultar um nutricionista e também um dentista para te auxiliar, você pode contar com um convênio odontológico individual ou empresarial e também convênios médicos, que garantem maior facilidade para agendar consultas e fazer um acompanhamento.

Não é só discurso: é preciso praticar atividade física

Não é preciso virar atleta, se gastar horas todos os dias na academia ou se forçar na musculação. Existem diversas opções de atividades físicas que você pode experimentar, como: luta, yoga, caminhada, corrida, dança, pilates, entre outras.

Você pode conhecer todas as modalidades que quiser, até encontrar uma que te traga prazer e que se sinta bem praticando. O que vale mesmo é não ficar parado.

No caso, se seu foco é a perda de peso, a atividade física se torna ainda mais importante, para isso você pode consultar um personal trainer para te auxiliar em quais modalidades se enquadram melhor para o seu tipo de corpo e objetivo.

E mesmo que a prática seja essencial para quem quer perder alguns quilos, a estética não é o único ponto aqui.

O sedentarismo tem crescido significativamente nos últimos tempos e é responsável por diversas doenças, como: diabetes, problemas cardíacos e também problemas emocionais, como o estresse e baixa autoestima, podendo causar inclusive doenças bucais.

Por isso, não hesite em fazer um acompanhamento com profissionais para prevenir e ser orientado para cuidar da sua saúde. Com plano de saúde dentário e médico, você consegue os melhores profissionais de acordo com sua prioridade.

Saúde bucal

Mesmo com uma dieta equilibrada e praticando atividades físicas regulares, de nada adianta se você não cuidar da sua saúde bucal.

Seguindo três passos: escovar os dentes três vezes ao dia, passar fio dental ao menos uma vez ao dia e finalizar com bochecho bucal, são a base para uma boa higienização  e o fortalecimento dos dentes, pois assim você evita o acúmulo de placa bacteriana e cáries que podem vir a causar problemas quando não tratadas devidamente.

Mas além disso também é preciso que você faça um acompanhamento com seu dentista de confiança, não apenas em casos de emergências mas também para prevenção e manutenção.

Para ter maior facilidade para os cuidados bucais e também para realizar procedimentos e tratamentos, você pode contar com um plano odonto. É possível fazer a contratação de acordo com seu orçamento e que atenda suas necessidades e sua região.

São várias opções de plano odontológico, seguindo as instruções do seu dentista e com acompanhamento nutricional, você estará cuidando não só da sua estética, mas também da sua saúde.

0/5 (0 Reviews)
Juliana Correia

Juliana Correia

Fitness Coach
>

Pin It on Pinterest

Share This