Suplemento de creatina

Sobre o suplemento de creatina

A creatina é uma molécula produzida no corpo, por isto o suplemento de creatina, pode ajudar na atividade física. Ela armazena grupos de fosfatos de alta energia sob a forma de fosfocreatina. A fosfocreatina libera energia para auxiliar a função celular durante o estresse.

Este efeito causa aumento da força após suplementação de creatina, e também pode beneficiar o cérebro, ossos, músculos e fígado. A maioria dos benefícios da creatina é o resultado desse mecanismo.

A creatina pode ser encontrada em alguns alimentos, principalmente em carne, ovos e peixes.

A suplementação de creatina confere uma variedade de benefícios para a saúde e possui propriedades neuroprotetoras e cardioprotetoras. É frequentemente usada por atletas para aumentar tanto a potência como a massa magra.

Os sintomas como cólicas estomacais podem ocorrer quando a creatina é suplementada sem água suficiente.

Já a diarreia e náuseas podem ocorrer quando a creatina é suplementada de uma só vez. O correto é que as doses devem ser espalhadas ao longo do dia e tomadas com as refeições.

O que você precisa saber sobre Suplemento de creatina

A creatina também é conhecida como monohidrato de creatina, 2-oxopropanoato de creatina, ácido a-metilguanidinoacético.

Não confunda com creatinina (metabolito), ciclocreatina (análogo), creatinol O-fosfato (análogo).

Ainda ela é composta por três aminoácidos, sendo Arginina, Glicina e Metionina, originalmente sintetizada no fígado e no pâncreas.

A creatina pode ser encontrada em pequenas proporções nas carnes vermelhas e nos peixes.

Consumo do Suplemento de creatina

Veja a seguir qual a dosagem recomendada entre outros detalhes.

Atualmente existem diversos tipos de suplemento de creatina disponíveis no mercado. No entanto, o mais efetivo e barato é o monohidrato de creatina. Outra alternativa é consumir  monohidrato de creatina sincronizada pois ele se dissolve com facilidade na água.

Diante disso, o monohidrato de creatina deve ser consumido 0,3 gramas por quilograma de peso corporal por dia. O consumo deve ser na média de cinco a sete dias. Depois deve seguir com menos 0,03 g (kg / dia), ou em três semanas e indefinidamente para cargas adicionais.

Uma pessoa com 180 lb (82 kg), a quantia pode ser de 25 (g / dia) na fase de carregamento. Depois 2,5 (g / dia), porém alguns usuários com o consumo 5 (g / dia) da creatina tiveram maiores benefícios.

Já em doses mais altas do suplemento de creatina (até 10 g / dia) pode ser benéfica para quem possui uma quantidade de massa muscular e altos níveis de atividade. Tem alguma dúvida? Deixe um comentário.

Juliana Correia
 

Fitness Coach