Vitamina D no emagrecimento: saiba como emagrecer com saúde

Muito se diz sobre a vitamina D – principalmente que ela engorda -, o que muitas vezes faz com que as pessoas fiquem confusas sobre o assunto. Por essa razão, muitas pessoas acabam ignorando a importância da vitamina D no emagrecimento.

Para acabar com essa confusão, você vai entender o porquê de a vitamina D fazer o indivíduo ganhar peso e qual é o papel da vitamina D no emagrecimento.

Qual é a função da vitamina D em nosso organismo?

Uma das principais funções da vitamina D em nosso organismo é fazer com que o nosso corpo absorva mais facilmente a quantidade de cálcio necessária para o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes.

Além disso, a vitamina D também ajuda a prevenir doenças como diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer, além de fortalecer o sistema imunológico em geral.

Qual é o papel da vitamina D no emagrecimento?

Além de ser importante para prevenir doenças e estimular o metabolismo ósseo, a vitamina D tem um papel muito importante na perda de peso.

O principal benefício da vitamina D no emagrecimento está relacionado a sua capacidade de reduzir a produção de gordura em nosso organismo. Além de produzir menos gordura, o organismo também passa a ter uma capacidade de armazenamento de gordura bastante reduzida.

Ainda, o papel dessa vitamina é reforçado pelos níveis elevados de serotonina em pessoas com bons níveis de vitamina D no organismo, uma vez que esse neurotransmissor é responsável por regular o ciclo de sono e o humor.

A serotonina, popularmente conhecida como o “neurotransmissor da felicidade”, transmite para o cérebro a sensação de saciedade que faz com que você perceba que já ingeriu uma quantidade de alimentos suficiente para suprir as necessidades do seu organismo em determinado período.

Quando os níveis de serotonina estão baixos, essa comunicação falha e você demora mais tempo para sentir essa sensação de saciedade.

Mas vitamina D não engorda?

A ingestão de vitamina D faz com que o seu organismo seja estimulado para produzir maiores quantidades de determinados hormônios, que podem fazer com que você acabe ganhando peso.

É o caso do cálcio, absorvido com auxílio da vitamina D, que em níveis muito altos pode manter a sua densidade óssea mais alta.

Alguns estudos também apontam que o cálcio pode ajudar a manter altos níveis de testosterona no organismo, aumentando a massa muscular  e fazendo com que seu peso aumente consequentemente.

Por isso é importante sempre manter os níveis de vitamina D dentro do indicado por médicos e nutricionistas.

Quanta vitamina D devo ingerir em um dia?

A recomendação geral é que uma pessoa adulta consuma pelo menos 15mg (600 UI) diariamente, não ultrapassando os 4000 UI ingeridos em um único dia.

Vale lembrar que esses valores são apenas a média e podem variar de acordo com as necessidades de cada um.

Para saber com certeza qual a quantidade de vitamina D que o seu corpo necessita, o mais indicado é procurar um nutricionista para que ele possa te orientar corretamente.

Alimentos ricos em vitamina D

Mesmo não sendo facilmente encontrada em muitos alimentos, é possível incluir opções que são comprovadamente boas fontes de vitamina D, principalmente aqueles de origem animal:

  • Salmão;
  • Ostra;
  • Cogumelos;
  • Camarão;
  • Suco de laranja;
  • Gema de ovo.

Além desses alimentos, a melhor maneira de aproveitar os benefícios da vitamina D é através da absorção da substância pela exposição da pele aos raios solares.

Cerca de 15 minutos de exposição diariamente são suficientes para manter o seu organismo equilibrado e aproveitar os benefícios da vitamina D para emagrecer.

O excesso de vitamina D pode trazer alguma complicação?

As principais consequências do excesso de vitamina D no organismo são o enfraquecimento dos ossos e o aumento da quantidade de cálcio presente na corrente sanguínea. Esse excesso pode levar o indivíduo a desenvolver arritmia cardíaca e pedras nos rins.

Sintomas como falta de apetite, hipertensão, maior frequência urinária, sede e nervosismo podem ser indicativos de que os níveis de vitamina D no organismo estão elevados.

Viu só?

Todas as vitaminas são fundamentais para que nosso organismo funcione corretamente e mais ainda é a vitamina D.

Seja atuando como um fator de equilíbrio para o nosso organismo ou auxiliando na perda de peso, essa substância precisa estar sempre em níveis mínimos exigidos para que não apareça nenhum problema de saúde.

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Juliana Correia
 

Fitness Coach