Whey Protein engorda? Não necessariamente. Para responder essa pergunta, é necessário entender, de uma vez por todas, o que é whey protein.
Whey Protein é um dos suplementos alimentares mais utilizados pelos praticantes de musculação e outros esportes que exijam ganho de massa muscular. Devido ao preço acessível e à grande disponibilidade de marcas e tipos, é também o mais popular nas academias. Mas, afinal, o que é Whey Protein?
Whey Protein é o nome dado à proteína do soro do leite. Ela é extraída através de um processo de filtração, que visa remover o máximo de gorduras e carboidratos (lactose). Depois de seca, a proteína pode ser embalada e distribuída nas versões com ou sem adição de sabor.
A proteína do soro de leite é considerada uma proteína completa, pois contém todos os 9 aminoácidos essenciais. Além disso, ela é facilmente absorvida pelo organismo, tornando-a uma excelente fonte de proteínas em alta concentração, auxiliando na construção e regeneração muscular. Portanto, já que estamos falando de um alimento, o whey protein engorda (no sentido de ganhar peso. No caso, massa muscular), se esse for o objetivo da pessoa. Mais a frente, abordaremos esse ponto.
Além de ser um alimento completo, o Whey Protein é prático, saudável, altamente palatável e versátil, o que justifica sua grande popularidade.
Também por isso, o suplemento à base de proteína está disponível em diversas marcas e versões. É preciso entendê-las, para fazer uma escolha assertiva. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir:
- Hidrolisado: é um Whey Protein de rápida absorção, e sua fórmula possui quase 90% de proteína. Após ingerido, o suplemento passa por um processo de hidrólise enzimática, que quebra as moléculas de proteína e facilita a síntese de nutrientes. Assim, essa versão é indicada para quem precisa de uma fonte de proteína de fácil digestão e absorção rápida, incluindo pessoas que passaram por cirurgia bariátrica.
- Concentrado: o Whey Protein concentrado também tem alto teor de proteína (de 80% a 85%) e ótima qualidade. Porém, diferentemente das demais versões, possui maior percentual de gordura e carboidratos em sua composição. Para pessoas comuns e não atletas, esta pode ser uma opção viável, principalmente por conta do preço mais acessível.
- Isolado: o Whey Protein isolado tem maior concentração de proteína (cerca de 90%) e absorção semelhante ao concentrado. Por passar por mais processos de filtragem, possui menor índice de gordura e carboidratos na composição. Assim, é indicado para quem tem intolerância a lactose ou segue uma dieta isenta deste ingrediente.
- 3W: o Whey Protein 3W é a combinação dos três tipos acima (isolado, concentrado e hidrolisado) enriquecido com aminoácidos, vitaminas e minerais. Devido ao mix de nutrientes, esta versão do suplemento é benéfica para o metabolismo, imunidade, ganho de energia e diminuição da fadiga. No entanto, sua absorção é mais lenta, e a concentração de proteínas é menor.
Vale a pena mencionar que, para uma suplementação completa, o Whey Protein pode ser ingerido concomitantemente a outros suplementos, como creatina e BCAA.
Além disso, diferentes versões do suplemento podem ser adotadas de acordo com o período. Assim, durante uma preparação de seis meses, com o objetivo de ganho de massa muscular e perda de gordura, pode-se iniciar tomando o Whey Concentrado por 2 meses, passar para o Whey Isolado por mais 2 meses e terminar a preparação com os últimos 2 meses tomando o Whey Hidrolisado.
Whey Protein engorda?
Afinal, whey protein engorda?
Nenhum alimento ou suplemento, de forma isolada, é capaz de promover a perda ou ganho significativos de peso. O Whey Protein, por sua vez, não engorda e nem emagrece, mas pode ser utilizado estrategicamente como aliado em ambos os objetivos.
O Whey Protein é uma proteína com alto valor biológico e praticamente pura, portanto, assim como qualquer outro alimento, se ingerido em excesso, pode acarretar em ganho de peso. Ou seja, o whey protein engorda se o seu consumo, em conjunto com o resto do plano alimentar, ultrapassar o limite diário de calorias que a pessoa em questão deve consumir. Por outro lado, se inserido em uma dieta equilibrada, o suplemento pode, sim, ajudar a reduzir os números na balança. Nesse caso, o whey protein emagrece.
Deste modo, o suplemento hiperproteico pode ser adicionado à dieta de diversas maneiras, seja substituindo uma refeição (como o café da manhã ou jantar) ou como pré ou pós-treino, de acordo com os objetivos.
Sabe-se que a proteína é um macronutriente altamente saciante. Segundo estudos, a do leite promove mais saciedade do que outros tipos de proteína, como caseína e soja. Assim, o consumo de Whey Protein é uma estratégia de emagrecimento válida, visto que:
- Diminui o apetite, levando à redução da ingestão calórica [1];
- Aumenta o metabolismo, ampliando a queima calórica [2];
- Preserva a massa muscular [3];
- Favorece a queima de gorduras [4].
Seja para o emagrecimento ou ganho de massa, o mais importante é observar o contexto de todas as refeições. Procure ver o Whey Protein como um facilitador e não como único responsável pelo alcance dos objetivos. Para preservar a saúde e garantir a melhor estratégia de consumo, consulte um nutricionista.
Como tomar Whey Protein?
Agora que você já sabe se whey protein engorda ou não, resta saber como consumi-lo.
O Whey Protein pode ser tomado a qualquer hora do dia, preferencialmente com água. Por ser em pó, o suplemento pode ser facilmente levado na coqueteleira, facilitando o consumo. A dosagem pode variar de acordo com a marca e concentração, portanto, siga as instruções da embalagem e do seu nutricionista para garantir a dose adequada.
Muitas pessoas optam por utilizá-lo como pós-treino, favorecendo a recuperação muscular. Isso porque durante os treinos de hipertrofia, o músculo é levado à fadiga e precisa se recuperar para aumentar seu volume. Assim, o uso do Whey Protein é extremamente comum e indicado.
No entanto, a ingestão do Whey Protein não é restrita a esse fim. Conforme já dito, ele pode ser utilizado como substituto ou complemento estratégico às refeições, aumentando o consumo diário de proteína, como pré-treino e até mesmo em receitas altamente nutritivas e saborosas.
Existem riscos ou contraindicações?
Por possuir lactose (até mesmo o Whey Protein isolado pode contar traços do ingrediente), o suplemento de proteína do soro do leite é contraindicado para as pessoas que possuem intolerância.
E como toda proteína, é preciso tomar cuidado com o excesso, principalmente para pessoas com problemas de fígado e de rins. Nesses casos, o ideal é procurar a orientação de um nutricionista que autorize o consumo e defina a quantidade a ser consumida. Afinal, como vimos anteriormente, se whey protein engorda ou não, se é indicado ou não, é uma questão de objetivos e quantidade.
Como escolher Whey Protein
Escolher o Whey Protein certo dependerá do objetivo de cada pessoa. Ademais, em meio às várias marcas e tipos disponíveis, vale a pena analisar as opções com mais cautela e fazer uma escolha assertiva.
Para isso, procure por marcas confiáveis e sempre compare as informações nutricionais dos produtos. Observe a quantidade de proteína por dose, carboidratos e gorduras. Lembre-se também de analisar a quantidade do produto consumido em uma dose, pois, às vezes, 20g do produto A equivale a 40g do produto B. Além do valor nutricional do suplemento, essa análise possibilita também estimar o seu rendimento e custo-benefício.
Se você já é um veterano ou está iniciando no mundo da musculação, é sempre bom contar com bons aliados para te deixar ainda mais perto dos seus objetivos. Apesar de ter caído no gosto popular, o Whey Protein é muito mais do que um suplemento “da moda”. Trata-se de um alimento completo e de alto valor nutricional que, quando utilizado de maneira estratégica, traz excelentes resultados benefícios para a saúde.
Onde comprar o Whey Protein
Agora que você já conhece todos os benefícios do Whey, deve estar querendo saber onde adquirir este suplemento, certo? Então, vamos lá! Não é difícil encontrar o Whey tanto em lojas físicas quanto online.
Com uma rápida pesquisa na internet você encontrará diversas opções de sites vendendo este produto. Mas se você quiser ter 100% de segurança na hora da sua compra, basta comprar seu Whey clicando neste link!
Nossas Recomendações:
Suplemento rico em vitaminas e minerais que possui rápida absorção e alto valor nutricional.
Mix de 3 proteínas do soro do leite – hidrolisada, concentrada e isolada.
Conforme laudos laboratórios as informações de BCAA e proteína são verídicas.
Marca confiável.
Possui um pouco de gordura.
Sabor mediano.
Diluição razoável
Peso | 898g |
Unidades | 1 Unidades |
Marca | Max Titanium |
Dimensões | 16 x 16 x 25 cm |
Alta concentração proteica.
Mix do 3 tipos de whey.
Baixo índice de carboidratos.
Não contém glúten.
Possui lactose.
Sabor baunilha é um pouco “melado”.
Peso | 900g |
Unidades | 1 Unidades |
Marca | Probiótica |
Dimensões | 16 x 16 x 30 cm |
Repleto de aminoácidos para te auxiliar na reconstrução muscular.
Rico em proteínas de rápida absorção.
Melhora o sistema imunológico do seu corpo.
Fornece energia para o corpo.
Ajuda na definição muscular.
Ideal para dietas de emagrecimento.
Proteína concentrada e isolada.
Absorvido rapidamente, por isso ele não é recomendado para ser usado como uma proteína de longa duração para sustentação de disponibilidade por períodos de mais de 4 horas.
Poucos carboidratos.
É recomendado que seja combinado com um outro suplemento baseado em carboidratos.
Peso | 907g | |
Unidades | 1 Unidades | |
Marca |
| |
Dimensões | 15 x 15 x 26 cm |
Ganho de massa muscular.
Proteínas de alto valor biológico (caseína, whey protein, albumina e BCAAs).
Contém ácidos graxos e carboidratos em boa dosagem.
Não tem picos na corrente sanguínea, mas sim efeito gradual.
Sacia.
Preço.
Tem mais carboidratos e gorduras que o normal.
Peso | 2,04Kg |
Unidades | 1 Unidades |
Marca | BSN |
Dimensões | 20 x 20 x 28 cm |
Gostou das dicas? Então, não deixe de conferir os melhores Whey Protein nacionais e escolha o que melhor se encaixa no seu bolso e objetivos.
Se você gostou desse post, também deve querer saber sobre creatina alcalina, saiba toda a verdade!
Deixar um comentário: