Whey Protein engorda? Saiba tudo sobre este suplemento

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Whey Protein engorda? Não necessariamente. Para responder essa pergunta, é necessário entender, de uma vez por todas, o que é whey protein.

Whey Protein é um dos suplementos alimentares mais utilizados pelos praticantes de musculação e outros esportes que exijam ganho de massa muscular. Devido ao preço acessível e à grande disponibilidade de marcas e tipos, é também o mais popular nas academias. Mas, afinal, o que é Whey Protein?

Whey Protein é o nome dado à proteína do soro do leite. Ela é extraída através de um processo de filtração, que visa remover o máximo de gorduras e carboidratos (lactose). Depois de seca, a proteína pode ser embalada e distribuída nas versões com ou sem adição de sabor.

A proteína do soro de leite é considerada uma proteína completa, pois contém todos os 9 aminoácidos essenciais. Além disso, ela é facilmente absorvida pelo organismo, tornando-a uma excelente fonte de proteínas em alta concentração, auxiliando na construção e regeneração muscular. Portanto, já que estamos falando de um alimento, o whey protein engorda (no sentido de ganhar peso. No caso, massa muscular), se esse for o objetivo da pessoa. Mais a frente, abordaremos esse ponto.

Além de ser um alimento completo, o Whey Protein é prático, saudável, altamente palatável e versátil, o que justifica sua grande popularidade.

Também por isso, o suplemento à base de proteína está disponível em diversas marcas e versões. É preciso entendê-las, para fazer uma escolha assertiva. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir:

  • Hidrolisado: é um Whey Protein de rápida absorção, e sua fórmula possui quase 90% de proteína. Após ingerido, o suplemento passa por um processo de hidrólise enzimática, que quebra as moléculas de proteína e facilita a síntese de nutrientes. Assim, essa versão é indicada para quem precisa de uma fonte de proteína de fácil digestão e absorção rápida, incluindo pessoas que passaram por cirurgia bariátrica.
  • Concentrado: o Whey Protein concentrado também tem alto teor de proteína (de 80% a 85%) e ótima qualidade. Porém, diferentemente das demais versões, possui maior percentual de gordura e carboidratos em sua composição. Para pessoas comuns e não atletas, esta pode ser uma opção viável, principalmente por conta do preço mais acessível.
  • Isolado: o Whey Protein isolado tem maior concentração de proteína (cerca de 90%) e absorção semelhante ao concentrado. Por passar por mais processos de filtragem, possui menor índice de gordura e carboidratos na composição. Assim, é indicado para quem tem intolerância a lactose ou segue uma dieta isenta deste ingrediente.
  • 3W: o Whey Protein 3W é a combinação dos três tipos acima (isolado, concentrado e hidrolisado) enriquecido com aminoácidos, vitaminas e minerais. Devido ao mix de nutrientes, esta versão do suplemento é benéfica para o metabolismo, imunidade, ganho de energia e diminuição da fadiga. No entanto, sua absorção é mais lenta, e a concentração de proteínas é menor.

Vale a pena mencionar que, para uma suplementação completa, o Whey Protein pode ser ingerido  concomitantemente a outros suplementos, como creatina e BCAA.

Além disso, diferentes versões do suplemento podem ser adotadas de acordo com o período. Assim, durante uma preparação de seis meses, com o objetivo de ganho de massa muscular e perda de gordura, pode-se iniciar tomando o Whey Concentrado por 2 meses, passar para o Whey Isolado por mais 2 meses e terminar a preparação com os últimos 2 meses tomando o Whey Hidrolisado.

Whey Protein

Whey Protein engorda? 

Afinal, whey protein engorda?

Nenhum alimento ou suplemento, de forma isolada, é capaz de promover a perda ou ganho significativos de peso. O Whey Protein, por sua vez, não engorda e nem emagrece, mas pode ser utilizado estrategicamente como aliado em ambos os objetivos.

O Whey Protein é uma proteína com alto valor biológico e praticamente pura, portanto, assim como qualquer outro alimento, se ingerido em excesso, pode acarretar em ganho de peso. Ou seja, o whey protein engorda se o seu consumo, em conjunto com o resto do plano alimentar, ultrapassar o limite diário de calorias que a pessoa em questão deve consumir. Por outro lado, se inserido em uma dieta equilibrada, o suplemento pode, sim, ajudar a reduzir os números na balança. Nesse caso, o whey protein emagrece.

Deste modo, o suplemento hiperproteico pode ser adicionado à dieta de diversas maneiras, seja substituindo uma refeição (como o café da manhã ou jantar) ou como pré ou pós-treino, de acordo com os objetivos.

Sabe-se que a proteína é um macronutriente altamente saciante. Segundo estudos, a do leite promove mais saciedade do que outros tipos de proteína, como caseína e soja. Assim, o consumo de Whey Protein é uma estratégia de emagrecimento válida, visto que:

  • Diminui o apetite, levando à redução da ingestão calórica [1];
  • Aumenta o metabolismo, ampliando a queima calórica [2];
  • Preserva a massa muscular [3];
  • Favorece a queima de gorduras [4].

Seja para o emagrecimento ou ganho de massa, o mais importante é observar o contexto de todas as refeições. Procure ver o Whey Protein como um facilitador e não como único responsável pelo alcance dos objetivos. Para preservar a saúde e garantir a melhor estratégia de consumo, consulte um nutricionista.

Como tomar Whey Protein? 

Agora que você já sabe se whey protein engorda ou não, resta saber como consumi-lo.

O Whey Protein pode ser tomado a qualquer hora do dia, preferencialmente com água. Por ser em pó, o suplemento pode ser facilmente levado na coqueteleira, facilitando o consumo. A dosagem pode variar de acordo com a marca e concentração, portanto, siga as instruções da embalagem e do seu nutricionista para garantir a dose adequada.

Muitas pessoas optam por utilizá-lo como pós-treino, favorecendo a recuperação muscular. Isso porque durante os treinos de hipertrofia, o músculo é levado à fadiga e precisa se recuperar para aumentar seu volume. Assim, o uso do Whey Protein é extremamente comum e indicado.

No entanto, a ingestão do Whey Protein não é restrita a esse fim. Conforme já dito, ele pode ser utilizado como substituto ou complemento estratégico às refeições, aumentando o consumo diário de proteína, como pré-treino e até mesmo em receitas altamente nutritivas e saborosas.

Existem riscos ou contraindicações? 

Por possuir lactose (até mesmo o Whey Protein isolado pode contar traços do ingrediente), o suplemento de proteína do soro do leite é contraindicado para as pessoas que possuem intolerância.

E como toda proteína, é preciso tomar cuidado com o excesso, principalmente para pessoas com problemas de fígado e de rins. Nesses casos, o ideal é procurar a orientação de um nutricionista que autorize o consumo e defina a quantidade a ser consumida. Afinal, como vimos anteriormente, se whey protein engorda ou não, se é indicado ou não, é uma questão de objetivos e quantidade.

Whey Protein

Como escolher Whey Protein

Escolher o Whey Protein certo dependerá do objetivo de cada pessoa. Ademais, em meio às várias marcas e tipos disponíveis, vale a pena analisar as opções com mais cautela e fazer uma escolha assertiva.

Para isso, procure por marcas confiáveis e sempre compare as informações nutricionais dos produtos. Observe a quantidade de proteína por dose, carboidratos e gorduras. Lembre-se também de analisar a quantidade do produto consumido em uma dose, pois, às vezes, 20g do produto A equivale a 40g do produto B. Além do valor nutricional do suplemento, essa análise possibilita também estimar o seu rendimento e custo-benefício.

Se você já é um veterano ou está iniciando no mundo da musculação, é sempre bom contar com bons aliados para te deixar ainda mais perto dos seus objetivos. Apesar de ter caído no gosto popular, o Whey Protein é muito mais do que um suplemento “da moda”. Trata-se de um alimento completo e de alto valor nutricional que, quando utilizado de maneira estratégica, traz excelentes resultados benefícios para a saúde.

Gostou das dicas? Então, não deixe de conferir os melhores Whey Protein nacionais e escolha o que melhor se encaixa no seu bolso e objetivos.

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