29/out

Como o desempenho físico pode estar ligado à saúde bucal

Parceiros
Share on whatsapp
Share on facebook

Para pessoas que gostam de praticar exercícios ou que são atletas de alto rendimento, o desempenho físico é fundamental para que você consiga ter essas práticas de maneira plena. 

Porém, poucas pessoas sabem que esse desempenho físico também pode estar ligado à saúde bucal, tanto para um lado negativo, como para o negativo.

Prática de exercícios físicos e desempenho

Quando falamos de prática de exercícios físicos, existe uma série de possibilidades que a população pode encontrar, indo de acordo com seus gostos e preferências. O mais básico é uma caminhada, que pode ser feita na rua, sem custos e sem dificuldades.

Entretanto, existem também outras opções que estão cada vez mais presentes na vida da população, tais como:

  • Práticas de Esportes;
  • Academia;
  • Musculação;
  • Crossfit;
  • Ioga;
  • Pilates.

Cada uma dessas atividades físicas envolvem certas coordenações específicas. Entretanto, todas elas, para que as pessoas consigam executar da melhor maneira possível, envolvem a condição física e o desempenho físico de cada um. 

Quem possui um corpo mais adaptado para cada tipo de atividade certamente terá um desempenho mais aprimorado.

Saúde bucal

Para continuar a nossa contextualização, é fundamental discutir sobre a saúde bucal. Quando falamos em saúde bucal, abordamos todos os aspectos relacionados à boca, como dentes, gengiva, língua, maxilar, mandíbula, etc. 

Entretanto, os cuidados mais comuns são principalmente associados aos dentes, que são estruturas fundamentais para o funcionamento do organismo e que necessitam desses cuidados.

Durante toda a vida acabamos ficando acostumados a ouvir de dentistas de plano dental para empresa, por exemplo, que cuidar da saúde bucal, desde criança, é fundamental para que os dentes se mantenham saudáveis e para que uma série de doenças sejam evitadas.

Esses cuidados são principalmente caseiros, através da higienização completa dos dentes, uso de escovas de dentes e cremes dentais, fio dental e até mesmos enxaguantes bucais. 

Além disso, é essencial um acompanhamento próximo da população com profissionais adequados, como dentistas de odonto pme

Saúde bucal e desempenho

Como falamos, a saúde bucal pode impactar diretamente no desempenho físico, assim como o processo oposto também ocorre e na sequência veremos por que.

Para começar, a saúde bucal debilitada, principalmente em relação aos dentes, podem prejudicar o desempenho físico dos profissionais que dependem disso, e até mesmo de pessoas que gostam de praticar esportes e atividades para manter o corpo saudável.

De modo geral, quando a saúde bucal está debilitada ela pode gerar doenças infecciosas, que afetam diretamente em outras partes do corpo humano, gerando sintomas importantes que dificultam as práticas exercícios físicos em sua plenitude.

Segundo pesquisas, o desempenho pode ser prejudicado em até 22% quando uma pessoa está com problemas relacionados à sua saúde bucal. 

Uma dor de dente, por exemplo, pode dificultar o descanso e também a concentração durante a atividade, prejudicando o desempenho consideravelmente.

Problemas estruturais nos dentes, que muitas vezes podem ser resolvidos com ajuda de dentistas de plano odontologico para empresas, também podem interferir no desempenho físico.

Visto que, é fundamental que os dentes estejam bem estruturados e alinhados para que a respiração, por exemplo, seja completa. 

Como um atleta depende de uma respiração adequada para não sofrer com o cansaço, esse impacto pode ser bastante prejudicial.

A prática de exercícios físicos também pode impactar diretamente na saúde bucal. Quando você pratica esportes de contato, como luta, futebol, basquete, entre outros, existe sempre a possibilidade de um contato mais forte entre os atletas, atingindo a região bucal. 

Apenas esse impacto, levando em consideração a força física dos atletas e a velocidade das movimentações, pode causar danos importantes para os dentes, necessitando de um auxílio importante de profissionais de plano odonto empresa, por exemplo. 

Além disso, o exercício também pode impactar positivamente. Existem pesquisas que apontam para uma tendência importante para os atletas. 

Segundo especialistas, os profissionais que praticam exercícios físicos, por exemplo, têm 54% de chances de desenvolver uma periodontite, que é uma doença importante relacionada à saúde bucal.

Essa doença, por exemplo, afeta o periodonto, que é um tecido importante que fixa os dentes na boca. Em casos graves, ela pode acabar causando a perda de um ou mais dentes. 

Minimização dos impactos

Minimizar os impactos negativos que os exercícios físicos podem causar na saúde bucal, ou o contrário, é fundamental para melhorar o desempenho e aprimorar a saúde. Nesse sentido, existem algumas práticas que são importantes, e que devem ser trabalhadas. 

A higienização bucal adequada, uso de protetores bucais, observação profissional tanto de médicos como dentistas, estabelecimento  de metas realistas, entre outras ações, pode ser muito importante.

Por isso é essencial que você entenda como funciona plano odontologico empresarial e planos de saúde, justamente para conseguir a ajuda necessária para aprimorar cada vez mais suas práticas de exercícios físicos, com o máximo de segurança possível.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
0/5 (0 Reviews)
Parceiros

Parceiros

Clique aqui para comentar 0 comments

Deixar um comentário:

Categorias

Posts Recentes

    Parceiros

    Pin It on Pinterest

    Share This