30/abr

Melhores alimentos para a saúde bucal

Juliana Correia
Share on whatsapp
Share on facebook

Além dos cuidados com hábitos higiênicos, a alimentação traz uma grande diferença para quem quer ter dentes bonitos e saudáveis. Por isso, ao longo deste artigo, serão apresentados os melhores alimentos para a saúde bucal e como eles agem na boca.

Basicamente, as refeições balanceadas são sempre indicadas para um bom funcionamento do organismo, manter um peso ideal e uma vida saudável. 

No caso da saúde bucal, o consumo de alimentos com os nutrientes necessários, como fibras, vitamina D e, principalmente, o cálcio, têm um efeito de nutrição dos dentes e até de limpeza.

Nesse sentido, muitos alimentos fibrosos podem servir como higienizadores naturais, pois, ao serem consumidos, realizam a limpeza, retirando os resíduos alimentares presos nos dentes e estimulando a salivação, principalmente por serem alimentos mais rígidos que demandam mastigação.

Já os alimentos ricos em cálcio figuram entre os mais recomendados, sendo um dos principais nutrientes para a saúde bucal. Isso ocorre porque  o dente é formado por 95% de cálcio. 

Desse modo, consumir este nutriente contribui para a formação de dentes mais fortes e resistentes, evitando trincas, quebras e até a perda dental, independentemente de ser uma queda unitária, parcial ou integral.

Nos casos de perda do dente, existe a possibilidade de colocação de um implante dentário para reposição, mas é preciso, posteriormente ao procedimento, manter os cuidados de higienização bucal e alimentação balanceada para garantir a saúde bucal e a qualidade do material, prolongando a duração.

Inclusive, é preciso fazer um alerta quanto aos alimentos muito duros, pois eles podem causar danos à estrutura dos dentes assim como a queda da dentição, comprometendo toda a funcionalidade e harmonia de um sorriso saudável. 

Por isso, é sempre importante adequar a refeição e ter cautela quanto ao consumo de produtos muito rígidos, bem como com diversos outros produtos que devem ser evitados para preservar a saúde bucal.

Alimentos prejudiciais para a saúde bucal

Primeiramente, os alimentos mais danosos à saúde bucal são os açucarados e os ricos em carboidratos. 

Isso porque o açúcar alimenta as bactérias e estimula a produção de um material corrosivo para o esmalte, prejudicando essa camada protetora. Por conta da fragilidade gerada pela corrosão, a dentição se torna vulnerável a doenças bucais, como a cárie.

Além desses produtos, os alimentos com alto teor de pigmentação também precisam ser evitados, para que eles não alterem a coloração dos dentes, escurecendo-os ou causando manchas na arcada.

Portanto, deve-se evitar o consumo frequente de materiais como:

 

  • Refrigerantes;
  • Café;
  • Beterraba;
  • Suco de uva;
  • Vinho.

Para aqueles que já possuem o hábito de beber o café com frequência e não conseguem deixar de ingeri-lo, existem alguns procedimentos e recomendações que podem reduzir o impacto na dentição, diminuindo o contato e adesão dos pigmentos.

Após ingerir os alimentos com alto teor de pigmentação, uma das dicas possíveis é consumir ou passar um pouco de água na boca, bem como fazer bochechos, para não deixar que resíduos fiquem presos nos dentes, afetando a cor da dentição.

Além disso, há a possibilidade de consumir alguns produtos com o auxílio de um canudo, reduzindo o contato direto da substância e a consequente alteração da estrutura dental.

Já para aqueles que sofreram com alterações na cor ou com o surgimento de manchas, existem tratamentos odontológicos que contribuem com a recuperação da estrutura, como é o caso do estéticos, como o clareamento dental ou colocação de facetas.

No primeiro caso, o procedimento pode ser feito a partir do uso de moldeira e géis clareadores, bem como com o suporte do laser, que deve ser feito junto a um profissional e intensifica a ação dos produtos clareadores.

Já com a colocação de facetas, uma fina película é colocada sobre os dentes, contribuindo para a correção da coloração, mas também para o alinhamento e tamanho da estrutura. Assim, é possível recuperar a tonalidade dos dentes e sua beleza, também deixando-o mais saudável. 

Alimentos aliados à saúde bucal

Agora, no decorrer dos próximos tópicos, serão apresentados os melhores alimentos para a saúde bucal, explicando os seus efeitos e justificando o motivo de serem indicados para consumo frequente, devendo compor uma refeição saudável.

Leite

O leite é a principal fonte de cálcio, além de conter muitas proteínas, fósforo, ácido láctico e diversidade de vitaminas. 

O seu consumo garante ossos fortes e saudáveis, o que também impacta na resistência dental.

Assim, é preciso que, desde bebê, as pessoas sejam incentivadas a consumirem leite para que haja o bom desenvolvimento dos dentes, além de protegê-lo de substâncias ácidas. 

Queijo

O queijo é um derivado do leite, portanto é rico em cálcio e a sua gordura possui proteína, que age diretamente no esmalte do dente, o que impede a aderência de bactérias e dificulta a inserção da placa bacteriana. 

Fibras

Os alimentos fibrosos são excelentes, pois, como dito anteriormente, eles limpam os dentes, eliminando a gordura e resíduos alimentares, evitando a formação de placa bacteriana. 

Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são:

 

  • Aveia;
  • Cereais;
  • Granola;
  • Ameixa;
  • Mamão;
  • Figo;
  • Pêssego;
  • Abacaxi.

Pepino

Os pepinos geralmente são associados a procedimentos voltados à beleza do rosto, como para aliviar as olheiras.

No entanto, esse alimento também é muito benéfico para a saúde bucal por estimular a produção de saliva, o que garante uma melhor limpeza natural dos dentes, removendo bactérias.

Isso porque esse legume possui bastante água em sua estrutura, além de demandar uma média necessidade de mastigação.

Passas

Pesquisas do meio nutricional comprovam que as uvas passas ajudam na higiene bucal, principalmente as sem sementes.

Isso porque elas podem prevenir bactérias que provocam as cáries e doenças periodontais, além de proteger a dentição do acúmulo de placa bacteriana. 

Água

Os especialistas da área nutricional e da odontologia confirmam que todas as pessoas devem ingerir, em média, cerca de dois litros de água por dia para garantir o perfeito funcionamento do organismo e acelerar o metabolismo.

Para a saúde bucal, a água é importante porque ela limpa os resíduos alimentares assim como as fibras, estimulando também a produção de saliva.

Vitaminas

A vitamina C é um nutriente muito importante para o fortalecimento do corpo e mucosa, mas que é geralmente encontrado em alimentos ácidos, como a laranja e o abacaxi. Deste modo, o consumo excessivo dessas frutas não é indicado, de modo a preservar a dentição e não prejudicar o esmalte dental.

Já a vitamina A aumenta a imunidade e também é antioxidante, o que auxilia a ter gengivas fortes e saudáveis. São exemplos de alimentos com esse nutriente:

 

  • Goiaba;
  • Acerola;
  • Morango;
  • Couve;
  • Cenoura;
  • Batata;
  • Ervilha.

 

Já a vitamina D é responsável por auxiliar na absorção do cálcio pelos sistemas corporais, o que faz com que eles fiquem mais fortes. Produtos que podem ser consumidos para aumentar a quantidade de vitamina D são:

  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Atum;
  • Iogurte;
  • Manteiga;
  • Cogumelo.

Xilitol

O xilitol é uma forma de adoçar os alimentos sem a utilização do açúcar que, como foi falado anteriormente, causa diversos problemas à saúde bucal. 

Além disso, o xilitol pode ser um composto do chiclete sem açúcar, que pode estimular a produção de saliva e eliminar bactérias que grudam nos dentes, além de prevenir a halitose.

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará produz uma proteção que reduz o risco de bactérias contaminarem os dentes. 

Nos últimos tempos, inclusive, a ciência tem utilizado bastante o poder de tratamento desse alimento, fazendo óleo de castanha, que é acrescentado em cremes dentais para a escovação. 

Frango

O frango se trata de um alimento cariostático, portanto auxilia no combate à cárie.

Brócolis

O brócolis é uma grande fonte de cálcio e ferro. Portanto, seu consumo é bastante estimulado. Na prática, esse é um vegetal verde escuro que contribui para a proteção do esmalte.

Cenoura

A cenoura é um dos alimentos fibrosos que fazem a limpeza natural dos dentes, como uma espécie de detergente, também estimulando a produção de saliva que remove a placa bacteriana. 

Espinafre

O espinafre também estimula a produção salivar e realiza a limpeza bucal. Além disso, o alimento contém ácido oxálico, o que ajuda na absorção do cálcio.

Maçã

A maçã também contribui para a limpeza dos dentes. Por ser um alimento fibroso, age como uma “escovinha” natural que remove os resíduos e bactérias que estão na estrutura. 

Mais ainda, por ser uma fruta mais rígida, demanda alta quantidade de mastigação, o que estimula o fluxo salivar e fortalece a estrutura. 

Morango

O morango é uma boa opção para quem quer manter os dentes brancos e a saúde bucal em dia, pois este alimento contém ácido málico, que auxilia na remoção de manchas, além de conter vitamina C, que combate a placa bacteriana.

Contudo, no caso de haver o desejo de realizar procedimentos estéticos para tornar o sorriso ainda mais branco e alinhado, também é possível verificar junto ao dentista, em uma avaliação de rotina, a possibilidade de colocação da lente de contato dental, já que a cavidade estará mais bem cuidada devido a alimentação e higienização correta.

Práticas de higienização bucal e regularidade de consultas

Mesmo que a alimentação contribua para a manutenção da saúde bucal, os cuidados com a higienização não devem ser negligenciados, sendo fundamentais para um sorriso saudável e bonito.

Portanto, deve-se escovar os dentes ao final de cada escovação e complementar a higienização com o uso de enxaguante bucal e fio dental.

Já para quem utiliza aparelho ortodôntico, os cuidados podem ser ampliados, já que produtos específicos podem ser usados para remover o acúmulo de alimentos que podem se prender na estrutura.

No caso do aparelho móvel, ainda é necessário higienizar a estrutura e armazená-la adequadamente, visto que podem contaminar a cavidade ao ser recolocada.

Além desses cuidados com a higienização, as visitas ao dentista devem se manter de forma adequada e regular, podendo acontecer uma vez ao mês ou a cada 15 dias, conforme o tratamento e necessidade de manutenção indicadas pelo profissional para o aparelho dentário, seja ele fixo ou móvel.

Assim, o tratamento terá um bom desenvolvimento, permitindo que o sorriso não só esteja saudável e fortalecido, como também mais bonito e alinhado, visto que os cuidados diários com higiene e alimentação serão vinculadas ao acompanhamento profissional.

Com isso, também, é possível melhorar o aspecto dos dentes como também prolongar a duração dos tratamentos, tendo mais qualidade de vida e bem-estar.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

0/5 (0 Reviews)
Juliana Correia

Juliana Correia

Fitness Coach
Clique aqui para comentar 0 comments

Deixar um comentário:

Categorias

Posts Recentes

    Parceiros

    Pin It on Pinterest

    Share This