31/out

Entenda a importância da visita constante ao dentista

Parceiros
Share on whatsapp
Share on facebook

O acompanhamento com um dentista tem sido cada vez mais importante para os pacientes de todas as faixas etárias. 

Afinal, as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a estética do sorriso e com o impacto que a aparência dos dentes pode ter no cotidiano e na autoestima. 

No entanto, tão importante quanto a realização dos cuidados cosméticos, como o uso do aparelho dentário móvel ou o clareamento dental, as consultas mais frequentes com um profissional dentista são cruciais para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças. 

Importância das visitas recorrentes com o dentista 

Além das visitas de manutenção que são obrigatórias durante o tratamento ortodôntico – tanto no caso do aparelho lingual, quanto nos demais tipos de acessórios –, as consultas de rotina com um dentista também são essenciais para a manutenção de uma boa saúde e aparência.  

Isso porque, com essas visitas o profissional é capaz de identificar mais facilmente o aparecimento de condições que ameaçam o bem-estar dos pacientes, iniciando um tratamento imediato que barra a evolução de doenças mais sérias. 

Além disso, os médicos podem realizar procedimentos profiláticos que visam identificar pontos de sensibilidade e eliminar todas as estruturas bacterianas, como é o caso da limpeza profissional.  

Esse procedimento consiste na aplicação de um jato de bicarbonato que auxilia na remoção da placa bacteriana e do tártaro, enquanto o uso de outros produtos – como os peróxidos – faz a remoção de manchas e facilitam o clareamento dos dentes. 

 Para finalizar esse cuidado, é aplicado o gel de flúor que reforça o esmalte dentário e dificulta a ação bacteriana nos dentes. Por isso, é crucial que todos os pacientes frequentem consultas de rotina pelo menos uma vez a cada seis meses.  

Doenças facilitadas pela falta do acompanhamento odontológico 

As doenças bucais são consideradas patologias de fácil prevenção e tratamento. No entanto, muitas pessoas ainda hoje acabam sofrendo com quadros bastante agravados, que são tão prejudiciais para a saúde geral do organismo quanto para a cavidade oral. 

Contudo, ainda que os cuidados individuais apresentem uma importância enorme nesse processo profilático, a realização de cuidados inadequados, em conjunto com a falta de visitas regulares com o dentista pode provocar o aparecimento de problemas, como: 

  1. Cáries

A cárie é uma inflamação dos tecidos dentários, causados por uma higienização incorreta e pelo consumo de uma dieta desbalanceada e rica em açúcares. Quando isso acontece, a integridade das estruturas dentais fica gravemente ameaçada. 

E como os sintomas como o desconforto e as dores costumam aparecer somente com o agravamento do quadro, a visita com um dentista especialista em canal pode se tornar mais uma obrigação do que uma medida profilática. 

  1. Gengivite 

A gengivite é uma inflamação leve dos tecidos gengivais, que acontece em decorrência da formação da placa bacteriana e da ação microbiana no espaço entre o dente e a gengiva. 

Ainda que a escovação ajude na remoção da maior parte desses organismos, quando as colônias bacterianas são formadas em locais de difícil acesso, o paciente passa a ter bastante dificuldade de controlar os efeitos danosos. 

Quando não reparado a tempo, isso pode acabar propiciando a evolução para uma periodontite grave. 

  1. Periodontites 

A doença periodontal é uma das mais patologias bucais mais graves, podendo causar efeitos permanentes não somente nos dentes, como em todo o organismo. 

Isso porque, essa infecção dos tecidos periodontais é capaz de infiltrar o sistema circulatório e se espalhar pelo corpo. 

Quando isso acontece o paciente pode sofrer com: 

  • Perda da massa ósseo-facial; 
  • Rompimento das estruturas de sustentação dental; 
  • Edentulismo; 
  • Desenvolvimento de doenças cardiovasculares; 
  • Acidente Vascular Cerebral; 
  • Enfermidades respiratórias crônicas, entre outras. 

Assim, as consultas frequentes com um dentista especialista em prótese, são capazes de permitir a identificação e o tratamento precoce dessas condições, evitando o desenvolvimento de complicações que comprometam a saúde e o bem-estar.  

  1. Candidíase oral 

Essa enfermidade é uma infecção fúngica que, juntamente com o enfraquecimento do sistema imunológico, se proliferam por todos os tecidos da cavidade oral, causando dores, ardência na região afetada e feridas como as aftas na língua e nas bochechas. 

Se não tratada adequadamente, o quadro pode ser agravado originando inflamações crônicas no esôfago e nas amígdalas ou problemas na deglutição. 

  1. Problemas estéticos 

A visita regular com o dentista é fundamental para a prevenção do surgimento de problemas que atrapalham a estética do sorriso e a harmonia dos dentes, como o tártaro e o biofilme dentário, podendo causar manchas e a quebra do esmalte.  

Em conjunto com as doenças já citadas, esses problemas bucais podem interferir na beleza dos dentes, na viabilidade da realização de procedimentos reparatórios e até no valor dessas intervenções, como o clareamento dental quanto custa.  

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
0/5 (0 Reviews)
Parceiros

Parceiros

Clique aqui para comentar 0 comments

Deixar um comentário:

Categorias

Posts Recentes

    Parceiros

    Pin It on Pinterest

    Share This