12/mar

Como os chás ajudam no rápido emagrecimento

Juliana Correia
Share on whatsapp
Share on facebook

Os chás são importantes para as dietas de emagrecimento. Por serem de fácil digestão, são muito consumidos por pessoas que desejam perder peso.

As principais razões para o consumo de chás é a melhora no sono e aceleração do metabolismo, elementos fundamentais para as pessoas emagrecerem.

Mais do que a prática da atividade física e o consumo de alimentos saudáveis, os chás podem ser excelentes aliados para as pessoas chegarem a esse objetivo.

E neste conteúdo você vai saber como os chás para emagrecimento podem te ajudar e quais as melhores ervas para acelerar o metabolismo.

Como os chás podem ajudar no emagrecimento?

Existem diversos elementos que ajudam na aceleração do metabolismo, um dos principais aliados no emagrecimento.

Uma das características presentes em alguns chás para emagrecimento é a termogênese, processo de produção de calor no organismo.

Essa atividade corporal é responsável por medir a temperatura do corpo, que em condições normais, variam entre 36ºC e 37ºC.

Quando está fora dos padrões, a termogênese precisa queimar parte dessa energia para manter adequadamente a temperatura corporal.

E para provocar essa ação, existem alimentos que incentivam o gasto energético e calórico.

Outro elemento fundamental no rápido emagrecimento é a ação diurética. Responsável por atuar no funcionamento dos rins e eliminam a presença de sódio no organismo.

Além disso, os diuréticos também ajudam na redução natural da retenção de líquido, diminuindo o peso e ajudando no emagrecimento rápido.

E ainda existem os antioxidantes, que são moléculas capazes de retardar ou impedir a oxidação das células, ajudando no seu fortalecimento e impedindo o envelhecimento.

O principal objetivo dos antioxidantes é a proteção aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento da pele e o aparecimento de doenças.

Por isso, uma dieta rica em antioxidantes colabora para a redução do estresse oxidativo, sendo um outro fator que ajuda no emagrecimento.

Chás que ajudam no emagrecimento

Existem vários chás que possuem esses elementos que ajudam no emagrecimento rápido.

Entre os chás mais utilizados estão:

Chá-mate

O chá-mate é feito da erva-mate tostada. Essa substância conta com metilxantinas, o conjunto de cafeína e teobromina.

Ela contém termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo, que aumenta a queima de gordura de forma mais rápida, mesmo em repouso.

Outro elemento importante é a cafeína, cafeína estimula a criação da lipólise, que consiste em utilizar as células de gordura estocadas no corpo para queimar gordura quando ela necessita de energia extra.

O recomendado é consumir ao menos 20 gramas de folhas da erva-mate com cerca de 1 litro por dia. A preparação é feita com as folhas em infusão com a água quente a cerca de 80 graus durante 5 minutos.

Chá Mate

Chá-preto

Assim como o verde, o chá-preto é uma outra bebida que tem uma forte ação termogênica, graças à presença de cafeína e polifenóis.

A ação ocorre da seguinte maneira: enquanto a cafeína ajuda a acelerar o metabolismo, a polifenóis reduz o apetite e as gorduras, além de prevenir as enzimas que atrapalham a termogênese. 

É recomendável o consumo de até 3 xícaras de 300 ml de chá-preto. No preparo, coloque a água para esquentar e ferver o fogo. Logo após, acrescente a erva e abafe por dois ou três minutos e por fim, coe e tome.

Além disso, são necessários duas colheres de sopa de erva para cada um litro de água para manter-se equilibrada.

Chá Preto

Chá Branco

O chá branco é uma bebida que também tem grande presença de termogênicos na sua composição.

Sua diferença é a menor presença de cafeína na sua composição, algo que diminui o efeito da termogênese.

Por outro lado, o chá branco conta com alta presença de antioxidantes, ajudando na prevenção ao câncer e protegendo o cérebro e visão.

Além disso, o chá branco não prejudica os dentes, podendo ser tomado até mesmo usando um aparelho odontológico.

Para preparar a bebida, é necessário três gramas da folha seca para 300 ml de água, aquecendo a até 80º e tire antes de ferver. Logo após, deixe descansar por 5 minutos, coe e consuma o chá branco.

Chá Branco

Chá de hibisco

O chá de hibisco é feito com cálice do botão seco da Hibiscus Sabdariffa, um tipo de hibisco encontrado normalmente nos jardins. Esta bebida também evita o acúmulo de gordura no organismo.

Um dos seus principais benefícios é a redução da adipogênese, por meio do processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo.

Ao reduzir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. 

Para cada 200 ml de chá é necessário utilizar de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá.

Chá Hibisco

Chá de gengibre

O chá de gengibre é uma bebida que contém com substâncias termogênicas que aceleram o metabolismo e a temperatura corporal.

Uma boa dica é infundir pedaços de gengibre frescos. O chá de gengibre é muito importante no tratamento de gripes e resfriados. A bebida também hidrata o corpo e ajuda a eliminar toxinas, contribuindo ainda mais para o emagrecimento.

Para preparar o chá de gengibre é necessário deixá-la em raízes, cascas ou talos de molho por 30 minutos e acrescente água no gengibre e deixe-o no fogo por 30.

Chá Gingibre

Chá de canela

A canela é um alimento termogênico e o seu chá também é. Assim, esta bebida pode aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. 

Outra vantagem da erva é a sua ação anti-inflamatória, fazendo com que seu consumo seja interessante para pessoas com obesidade, já que esses indivíduos possuem uma inflamação crônica.

Além disso, a canela ajuda no combate ao mau hálito, graças à presença de óleos que eliminam todas as bactérias da boca. Para fazer um enxaguante, pegue uma colher de chá de canela em pó, coe e use para fazer bochechos.

Esse método pode ser usado não só na boca, mas também no aparelho invisível, pois nele pode conter bactérias que podem causar futuros problemas.

Chá Canela

Use os chás para acelerar o seu emagrecimento

Os chás de ervas podem ser grandes aliados na perda de peso e ter um emagrecimento saudável.

Isso porque elas possuem elementos termogênicos como a cafeína, que ajudam a acelerar o metabolismo e a queima de gordura.

Outro elemento importante nessas ervas são os diuréticos. A ação diurética ajuda na eliminação do sódio no organismo e na redução da retenção de líquido.

Além disso, algumas ervas possuem ação antioxidante, responsáveis por impedir a oxidação das células, deixando o organismo mais saudável e retardando a aparição de doenças.

Com o uso dos chás, você terá um resultado mais rápido e eficiente para emagrecer com saúde e qualidade de vida.

0/5 (0 Reviews)
Clique aqui para comentar 0 comments

Deixar um comentário:

Pin It on Pinterest

Share This