03/ago

Impactos da saúde bucal no desempenho de atletas

Juliana Correia
Share on whatsapp
Share on facebook

Um sorriso bonito faz toda a diferença na harmonia facial e consequentemente na autoestima das pessoas, mas mais do que um belo sorriso, você precisa de um sorriso saudável!

A estética é vista como o foco da saúde bucal, mas é importante ressaltar que esta é só uma parte da importância dos cuidados odontológicos.

Onde você pode encontrar procedimentos como: clareamento consultório ou caseiro até implante dentário.

Para ter e prevenir o sorriso com dentes brancos e certinhos, você precisa cuidar para ter uma boa higiene bucal e fazer visitas regulares ao seu dentista, inclusive as visitas preventivas.

Esses são passos importante para todas as pessoas, mas você sabia que os atletas precisam de um cuidado especial quando se trata da saúde bucal?!

Odontologia do Esporte

Além de uma alimentação balanceada, as atividades físicas vem ganhando espaço e atenção na vida das pessoas, cada vez mais o autocuidado e uma vida fitness tem sido referência em qualidade de vida.

Pensando nisso, em 2015, o Conselho Federal de Odontologia criou uma nova especialidade conhecido como Odontologia do Esporte.

Sendo uma especialização na área odontológico, esse profissional irá atuar com o objetivo de melhorar o desempenho do atleta por meio dos cuidados com a saúde bucal dele. Por atleta, inclui todos os praticantes de atividade física desde profissional a amadora.

Os exercícios físicos apresentam diversos benefícios para a saúde física e mental, alivia o estresse, fortalece o corpo o que evita diversas doenças e trazem bem-estar, mas mesmo sendo uma atividade benéfica quando não há atenção pode trazer problemas, falando da saúde bucal, pode causar danos nos dentes e na mandíbula.

Durante os treinos que exigem força e resistência muscular, o corpo busca por equilíbrio o que faz com que cerrem os dentes e forcem a musculatura da mandíbula.

Esse é um ato instintivo em que a articulação temporomandibular (ATM) tem um papel fundamental e um desequilíbrio na ATM pode sobrecarregar as articulações, principalmente da boca e dos dentes.

Mesmo que nem sempre seja levada como prioridade, a odontologia cuida de todo o sistema estomatognático – conjunto de estruturas bucais com constante participação da mandíbula – sendo envolvido: face, pescoço, cavidade bucal, músculos, articulações, ossos, mastigação, respiração, postura, etc.

Segundo pesquisas em conjunto com a Educação Física, os distúrbios na saúde bucal podem diminuir até 22% o rendimento de um atleta e os traumas bucais que ocorrem durante a prática esportiva supera o número de traumas na população geral.

Por isso, é muito importante ter um acompanhamento com um profissional de confiança para cuidar da sua saúde bucal, afinal com uma a saúde prejudicada, seu desempenho também será afetado.

Pensando nisso, é muito recomendado o uso de protetores bucais, para prevenir possíveis acidentes.

Protetor bucal

Os protetores são muito comuns quando se trata de esportes de impacto, como lutas marciais, mas são uma opção para prevenção em qualquer atividade física.

É como um aparelho, com função de te proteger em qualquer tipo de impacto sendo quedas ou contato físico. Além disso, ele protege também sua mandíbula dos esforços quando o atleta força os dentes durante o treino e possibilita melhor estabilidade ao corpo.

Os protetores são responsáveis por amortecer, absorver e redistribuir a força depositada nos dentes e nas articulações, impedindo que prejudique sua saúde bucal.

Cuidado geral

Mesmo que para os atletas alguns cuidados devem ser mais específicos, a rotina dentária continua sendo a mesma. É necessário que todas as pessoas sigam algumas regras para conseguir uma saúde bucal que evite complicações por todo o organismo, como:

  • Cuidado com a escolha de produtos, seguindo a recomendação do seu dentista
  • Cuide da sua alimentação, ainda mais quando se é um atleta isso é essencial
  • Use o fio dental ao menos uma vez ao dia
  • Tenha um plano odontológico que fique dentro de suas necessidade, você pode buscar por “plano de saúde” e encontrar uma média de valores para diversos procedimentos que recebem descontos ou são até cobertos pelo plano, como: “quanto custa um implante dentário” ou “implante dentário preço”
  • Vá ao dentista ao menos uma vez ao ano para um check up

As orientações são importantes não só quando surge algum problema que precisa de tratamento, mas para a prevenção e cuidado para evitar que eles apareçam.

Então cuide da sua saúde bucal, assim como cuida da sua saúde física: com empenho e dedicação!

 

0/5 (0 Reviews)
Juliana Correia

Juliana Correia

Fitness Coach
>

Pin It on Pinterest

Share This