Proteína de soja: 5 benefícios que irão melhorar a sua qualidade de vida

Muitos são os benefícios da proteína de soja. A proteína isolada de soja, por exemplo, é um elemento fundamental para quem recorre a uma alimentação livre de proteínas animais.

Presente nos grãos da leguminosa, a proteína isolada de soja é rica em nutrientes e possui um alto teor de aminoácidos, agindo no organismo com uma melhor digestibilidade em relação às proteínas animais.

E com a comprovada eficácia dos benefícios da proteína de soja, seu uso tem sido cada vez mais considerado por atletas e profissionais da saúde.

Conheça agora todos esses benefícios e saiba porque ela tem tido tantos adeptos.

1. Diminui o espaço-tempo de absorção pela musculatura

A rápida absorção é um dos principais benefícios da proteína de soja, especialmente para os praticantes de musculação.

Através de um melhor fluxo no sistema digestivo, ela é capaz de preencher o tecido muscular em um espaço curto de tempo.

Assim, por ser livre de gorduras, o desempenho anti catabólico é mais eficaz do que suplementos feitos à base de proteínas do ovo e do leite por exemplo, com exceção apenas do whey protein isolado.

2. Aumento de energia através do alto valor nutricional

Ainda na construção de massa muscular, a proteína isolada da soja se mostra amplamente versátil, principalmente se comparada com outros suplementos proteicos.

Isso porque ela traz uma grande quantidade de aminoácidos anabólicos, dentre eles a arginina e a glutamina, responsáveis pelo estímulo ao crescimento muscular e pela recuperação do músculo.

Além disso, ainda há um enorme volume de aminoácidos de cadeia ramificada, como:

  • isoleucina: responsável por regular os níveis de glicose;
  • leucina: importante na manutenção muscular e perda de peso;
  • valina: proporciona maior resistência física, controle do apetite e aumento de imunidade.

E é através de todos esses nutrientes, que trazem um alto valor biológico para proteína de soja, que os nossos níveis de energia são elevados.

3. Diminui a gordura visceral

Um dos benefícios da proteína de soja mais positivos para uma ótima qualidade de vida é a suspensão do acúmulo de gordura visceral nos órgãos.

Ao contrário da gordura subcutânea, que fica por baixo da pele e que traz desconforto estético, a gordura visceral pode trazer sérios riscos à saúde, justamente por pressionar os órgãos.

Um dos órgãos em que a pressão da gordura coloca em risco ainda maior é o fígado, que é justamente o encarregado do metabolismo de gordura no nosso organismo.

Assim, com o tempo, os maus hábitos geram esse acúmulo de gordura nas vísceras, que se inicia no fígado, podendo levar futuramente à insuficiência hepática.

Mas você deve estar se perguntando: como a soja irá te ajudar contra isso?

Um estudo realizado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, comprovou que a proteína isolada de soja ajuda a recuperar o trajeto normal feito pela gordura, evitando a tensão nos órgãos vitais do corpo e melhorando o shape.

Então, quando você ouvir que a proteína de soja emagrece, já sabe o porquê.

4. Previne doenças do coração

A isoflavona presente na proteína isolada da soja pode ajudar a reduzir o colesterol LDL, ou seja, o colesterol considerado ruim pelos especialistas.

Por outro lado, a proteína isolada da soja não afeta o colesterol bom, chamado HDL, ao contrário de muitos redutores de colesterol.

É através dessa função que um dos benefícios da proteína de soja é a prevenção de doenças cardíacas, por reduzir de forma drástica as chances de que essas doenças ocorram.

Além disso, pessoas com distúrbios de circulação sanguínea também podem levar vantagem, já que com o tempo, a redução do LDL pode resultar em veias mais sadias, melhorando também a corrente sanguínea.

5. Diminui os sintomas da menopausa

A proteína da soja ainda contém fitoestrogênios, que simulam a ação do estrogênio no corpo da mulher.

Com isso, previnem a osteoporose através da perda de cálcio, muito comum nas mulheres que passam pela menopausa.

Para terminar…

Como você pode imaginar, os benefícios da proteína de soja vão além dos 5 listados aqui.

Vale ressaltar que a proteína isolada de soja é a forma mais consumida do grão devido à pouca quantidade de carboidratos e preço mais acessível.

Caso prefira, você ainda pode encontrar a proteína de soja concentrada que contém 65% de proteína pura e maior número de carboidratos, sendo ideal para o uso nas academias.

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Juliana Correia
 

Fitness Coach