Os melhores aplicativos para treinar em casa

Os aplicativos para treinar em casa fazem parte da evolução dos aparelhos eletrônicos. Esses sistemas se transformaram em aliados de vários tipos de tarefas diárias, incluindo a prática de atividade física.

Os aplicativos são práticos e os treinos podem ser feitos em qualquer lugar, de acordo com a recomendação dos aplicativos.

Diversos aplicativos para treinar em casa apresentam versão paga, com algumas funções extras. Mas você não precisa gastar nada com eles, já que grande parte dos usuários ficam satisfeitos com as versões gratuitas.

Praticar exercícios físicos de forma regular promove o aumento de resistências cardiorrespiratória, reduzindo riscos de desenvolvimento de patologias cardíacas e depressão.

Portanto, fizemos a seleção dos melhores apps fitness disponíveis no Google Play e App Store, assim você começa o seu treino em casa e não gasta nada com academia ou aparelhos. Continue a leitura!

Runtastic

Este é mais do que um aplicativo. Trata-se de uma diversidade de programas. O Runtastic, em questão, está disponível como um tipo de monitorador de corridas. Mas já existem aplicativos de mesma família que trabalham com as demais atividades físicas específicas, como:

  • abdominal;
  • flexão;
  • agachamento.

Há também a integração com o MyFitnessPal e o Google Fit.

runtastics-apps para treinar em casa

Endomondo

Para aqueles que desejam uma interação com os amigos, o Endomondo é um app fitness de destaque. Além disso, a interface do Endomondo permite gravar vídeos para os seus colegas e vice-versa.

Em relação a versão paga, existem benefícios, como:

  • plano de treinamento pessoal;
  • a análise da frequência do coração;
  • a ausência de anúncios.

FitNotes

É uma das melhores opções de apps fitness para aqueles que já apresentam rotinas de treino e precisam de organização.

O FitNotes é gratuito e, com uma própria base de dados, você pode categorizar os seus treinos da melhor forma, bem como:

  • montar registros de treinos para o acompanhamento;
  • criar rotinas de atividades personalizadas.

Google Fit

O Google Fit apresenta recursos que são adicionados de forma frequente e o app aprimorou muito nos últimos tempos. As melhores características são as integrações completas com o Wear OS, fazendo dele uma alternativa imperdível para quem utiliza o smartwatch.

O app é gratuito e mostra ao usuário as estatísticas para avaliação dos objetivos a serem alcançados. Com uma linguagem e interface simples, é muito fácil de acompanhar os resultados pelo aplicativos.

Nike Training Club

Outra alternativa de aplicativo fitness é este. O Nike Training Club apresenta mais de 160 treinos gratuitos, e o usuário é capaz de escolher atividades de resistência e força, como a yoga, por exemplo.

Além disso, o app separa os treinos em avançado, intermediário e avançado.

A duração dos treinos varia entre 15 e 45 min., e é possível utilizar somente o peso do corpo, baseando-se em exercícios de academia.

Outro ponto interessante do aplicativo é que o usuário pode ter acesso a conteúdos dos atletas mais famosos. Ainda, este app pode ter sincronização com o Apple Saúde e o Google Fit.

A funcionalidade dos aplicativos de treino

De modo geral, os apps são dotados de ferramentas facilitadas para você utilizar em casa. A maioria apresenta imagens ou até mesmo vídeos que mostram como realizar os exercícios.

Além de apresentar os exercícios, grande parte dos aplicativos te ajudam a organizar a rotina de exercícios e até mesmo o seu cardápio.  

Muitos aplicativos disponibilizam guias que medem o progresso do treinamento e também podem promover a interação com colegas e amigos que também utilizam o mesmo aplicativo.

Benefícios dos apps para treinar em casa

Dentre os principais benefícios dos apps para treinar em casa, podemos citar os seguintes:

  • tudo pode ser realizado na própria sala de casa, num quarto ou quintal;
  • você se exercita no tempo livre;
  • você pode criar o seu treino com base no seu tempo;
  • não é preciso se deslocar até uma academia;
  • você segue uma rotina específica de treino sem complicação;
  • você pode avaliar o seu próprio progresso.

Treinar em casa pelo celular, além de ser muito simples, é uma das melhores alternativas para a correria do dia-a-dia. Essa é uma maneira de se manter saudável dentro do seu tempo e da sua disponibilidade.

Já que os aplicativos são grandes aliados à saúde,  aproveite para ler esse artigo que preparamos sobre aplicativos de dietas que ajudam na alimentação.