A importância do ganho de massa muscular

A importância do ganho de massa muscular é um assunto que na maioria das vezes é deixado de lado. Quando falamos em ganhar massa muscular, muitas pessoas acreditam tratar-se apenas de algo exclusivamente estético e acabam se esquecendo (ou às vezes nem conhecendo) da relação entre o ganho de massa e a boa saúde.

Fato é que o ganho de massa muscular ajuda o nosso organismo de diversas formas que vão além da simples busca pelo corpo perfeito.

Por isso, hoje você vai aprender mais sobre a importância do ganho de massa muscular para o organismo, além de dicas para ganhar massa muscular com pequenas mudanças de hábitos. Confira!

Qual é a diferença entre massa magra e massa gorda?

O corpo humano é constituído basicamente por água, massa magra e massa gorda, componentes que juntos formam o peso do nosso corpo.

De um lado temos os músculos, órgãos, ossos e líquidos corporais que compõem a massa magra do corpo humano.

Por outro lado, temos a chamada massa gorda, que como próprio nome revela, diz respeito a toda a gordura presente no nosso organismo. É essa gordura que em níveis altos pode trazer complicações.

O que acaba acontecendo, é que muitas pessoas confundem a relação desses componentes do nosso organismo. Por exemplo, ao subir em uma balança e notar um aumento de peso, a pessoa pode considerar isso um problema.

Mas esse aumento de peso pode ocorrer tanto pelo acúmulo de gordura no organismo quanto pelo aumento da massa muscular. Ou seja, o ganho de peso não é necessariamente um problema ligado ao excesso de gordura.

Quais são os benefícios do ganho de massa muscular?

Apesar da grande preocupação de homens e mulheres quanto à estética, fazendo com muitas vezes as atividades físicas sejam voltadas para o ganho de massa, ganhar massa pode ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de vida de todos.

  • Envelhecimento com saúde: No processo de envelhecimento é natural que o corpo passe a perder massa muscular com o passar dos anos. Essa perda pode ser minimizada com a manutenção da massa magra para que assim o corpo envelheça de maneira saudável.
  • Corpo definido: Ter um corpo definido fica mais fácil quando a gordura em excesso presente é eliminada. Com essa queima de calorias, a massa muscular se desenvolve com mais facilidade.
  • Perda de peso: Pegando um ganho do item acima, ao desenvolver mais massa muscular, automaticamente o organismo irá queimar cada vez mais calorias para manter o volume dessa massa.

Qual é a importância do ganho de massa muscular para a musculação?

O ganho de massa muscular auxilia o organismo em diversos fatores importantes como aumento na imunidade, previne o envelhecimento, diminui o risco de lesões, promove uma maior disposição para as atividades do dia a dia, além de melhorar a estética.

Quanto à musculação, o ganho de massa muscular nem sempre significa ficar grande. Muito pelo contrário, a musculação ajuda a acelerar a perda de massa gorda e, automaticamente, estimula o aumento da massa muscular, dando maior definição ao corpo.

Portanto, o desenvolvimento muscular está diretamente ligado à perda de massa gorda e ao ganho de massa magra.

Dicas para ganhar massa muscular

Para melhorar o ganho de massa muscular algumas mudanças de hábitos simples podem trazer resultados satisfatórios.

  • Faça mais refeições ao longo do dia: quando há intervalos muito grandes entre as refeições o organismo para de queimar gorduras. Substituir 3 grandes refeições ao longo do dia por refeições menores em intervalos mais curtos ajuda o organismo a se manter ativo, melhorando o metabolismo.
  • Consuma mais proteínas magras: uma quantidade maior de proteínas no organismo ajuda a melhorar o ganho de massa muscular. Alimentos como leguminosas, frango, peixe e derivados do leite são fontes ricas em proteínas magras excelentes para o ganho de massa muscular.
  • Inclua carboidratos na dieta: alimentos ricos em carboidratos como frutas e cereais integrais são ótimos para ajudar o organismo a repor as energias. Além disso, são bons aliados quando consumidos em quantidades e horários adequados.
  • Invista em suplementos alimentares: os suplementos alimentares podem ajudar a maximizar a absorção das proteínas pelo organismo e ajudar o metabolismo no ganho de massa muscular. Nesse artigo você pode conhecer um pouco mais sobre o Whey Protein, o suplemento mais utilizado por quem deseja aumentar a massa muscular.

Como você pode perceber, o ganho de massa muscular está totalmente ligado à alimentação e à rotina de exercícios. Portanto, antes de mudar radicalmente esses hábitos, você deve consultar um nutricionista. Assim, um profissional pode te orientar sobre essa mudança, garantindo que o seu organismo não sofra com uma mudança repentina.

Viu só? O ganho de massa muscular vai muito além de passar horas dentro de uma academia.

Além de emagrecer com saúde, o ganho de massa muscular ajuda a envelhecer de maneira mais saudável, melhora o sistema imunológico, diminui o risco de lesões e evita o desenvolvimento de doenças decorrentes do acúmulo de gordura no organismo.

Ao compreender a importância do ganho de massa muscular você está pensando totalmente no que mais importa, a sua saúde. Deixe um comentário falando sobre a sua experiência com ganho de massa muscular.

Acesse nosso blog para mais conteúdo.

Related Post

Pin It on Pinterest

Share This